Uma adaptação curricular de física para ciências agrárias

Título
Uma adaptação curricular de física para ciências agrárias
MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Autor
Ana Lúcia Figueiredo de Souza Nogueira
Orientação
Adriana Gomes Dickman
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Neste trabalho propomos uma adaptação curricular da disciplina “Física Básica” do primeiro ano do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros. A reorganização da disciplina tem como objetivo geral estabelecer uma relação entre a Física e a Agronomia para a prática profissional do agrônomo. Sugerimos uma abordagem que favorecesse a articulação entre os conteúdos de Física e as várias áreas do saber que integram os ciclos básico e profissional do curso de Agronomia. Dada a limitação de tempo para um tratamento formal dos assuntos, opta-se por uma abordagem diferente, introduzindo conceitos fundamentais e ilustrando-os com demonstrações e exemplos, dando ênfase às aplicações relacionadas à Agronomia. Nas aulas expositivas dá-se menos ênfase à dedução matemática de fórmulas, e dedica-se a maior parte do tempo à discussão de aplicações, exercícios e problemas. Nas avaliações, além dos métodos tradicionais, os alunos preparam seminários, que podem ser teóricos ou experimentais, sobre temas contidos no Caderno de Física e Agronomia, produto deste trabalho. Nos temas experimentais os alunos reproduzem um equipamento agrícola e explicam a Física relacionada à sua construção e funcionamento. Segundo nossos dados, podemos afirmar que a abordagem utilizada tem se mostrado adequada, dado o crescente interesse manifestado pelos alunos pela disciplina, a maior segurança que adquiriram em relação à Física e pela melhora do desempenho destes nas provas e nos trabalhos em grupo. Por entender que o conhecimento deva ser construído em conjunto com os alunos, a partir da problematização da realidade, acreditamos que estaremos capacitando-os a enfrentar e solucionar satisfatoriamente situações novas que poderão surgir no campo de trabalho.
Palavras Chave
Ensino de Física, Ensino Ciências Agrárias, Ensino superior

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas