O livro didático, os PCNs de Ciências Naturais e a prática pedagógica

Título
O livro didático, os PCNs de Ciências Naturais e a prática pedagógica
Educação nas Ciências
Autor
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Orientação
Mário Osório Marques
Instituição
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Pedagogia
Ano
2000
Cidade / UF
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Nas últimas décadas realizaram-se incontáveis pesquisas sobre o livro didático e, também, sobre as concepções dos estudantes em relação aos diversos conceitos científicos aprendidos na escola. Este trabalho pretende lançar um olhar pedagógico sobre os usos do livro didático em sala de aula, aliando-o às orientações didáticas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Ciências Naturais para o primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Com este objetivo foram analisadas manifestações de alunos e professores de Ciências da quarta série do ensino fundamental e os conceitos físicos (calor e temperatura, massa e peso, energia e corrente elétrica) presentes em livros de Ciências da referida série para, a partir daí, alertar sobre o papel que o livro didático desempenha no processo de mediação entre o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano.
Palavras Chave
Livro Didático; PCNs; Concepção; Educação; Prática Pedagógica

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos