O tratamento da questão ambiental em documentos oficiais: análise das propostas curriculares da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Secretaria de Estado da Educação/SP) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN.
Título
O tratamento da questão ambiental em documentos oficiais: análise das propostas curriculares da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Secretaria de Estado da Educação/SP) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN.
O tratamento da questão ambiental em documentos oficiais: análise das propostas curriculares da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Secretaria de Estado da Educação/SP) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN.
Educação: História, Política, Sociedade
Autor
Luiz Carlos Novaes
Luiz Carlos Novaes
Orientação
Nereide Saviani
Nereide Saviani
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1999
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta dissertação analisa o tratamento proposto por documentos oficiais, para a discussão da temática ambiental. São escolhidos para análise documentos elaborados pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - CENP, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo relativos às propostas curriculares para as disciplinas Ciências e Programas de Saúde, Geografia e História, bem como textos elaborados como subsídios a estas propostas. Também se constituíram materiais de pesquisa os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN - dos quais foram analisados: o documento introdutório, o documento de apresentação dos temas transversais e a proposta de organização curricular para as Áreas de Ciências Naturais, Geografia e História. A análise de propostas oficiais para o tratamento da temática ambiental no currículo do ensino fundamental busca compreender a importância dada a essa discussão, quais concepções e conceitos as têm orientado e, principalmente, quais orientações são apresentadas para o desenvolvimento da chamada Educação Ambiental na esfera escolar. A partir das argumentações e justificativas apresentadas por esses documentos pode-se apreender as concepções de meio ambiente, natureza e sociedade que conformam os diferentes discursos oficiais acerca do trabalho com a temática ambiental. Questões ligadas à Educação Ambiental foram abordadas como decorrência direta das justificativas e propostas de trabalho, verificadas nos documentos estudados. Para a análise das orientações pedagógicas contidas nos documentos, recorreu-se a contribuições de obras que abordam temas sobre currículo e disciplinas escolares, às compreendidas questões relativas a interdisciplinaridade e transversalidade.
Esta dissertação analisa o tratamento proposto por documentos oficiais, para a discussão da temática ambiental. São escolhidos para análise documentos elaborados pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - CENP, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo relativos às propostas curriculares para as disciplinas Ciências e Programas de Saúde, Geografia e História, bem como textos elaborados como subsídios a estas propostas. Também se constituíram materiais de pesquisa os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN - dos quais foram analisados: o documento introdutório, o documento de apresentação dos temas transversais e a proposta de organização curricular para as Áreas de Ciências Naturais, Geografia e História. A análise de propostas oficiais para o tratamento da temática ambiental no currículo do ensino fundamental busca compreender a importância dada a essa discussão, quais concepções e conceitos as têm orientado e, principalmente, quais orientações são apresentadas para o desenvolvimento da chamada Educação Ambiental na esfera escolar. A partir das argumentações e justificativas apresentadas por esses documentos pode-se apreender as concepções de meio ambiente, natureza e sociedade que conformam os diferentes discursos oficiais acerca do trabalho com a temática ambiental. Questões ligadas à Educação Ambiental foram abordadas como decorrência direta das justificativas e propostas de trabalho, verificadas nos documentos estudados. Para a análise das orientações pedagógicas contidas nos documentos, recorreu-se a contribuições de obras que abordam temas sobre currículo e disciplinas escolares, às compreendidas questões relativas a interdisciplinaridade e transversalidade.
Palavras Chave
Questão Ambiental; Normas Pedagógicas; Documentos Curriculares.
Questão Ambiental; Normas Pedagógicas; Documentos Curriculares.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas