Percepções em Histórias de professores sobre as tendências investigativas no ensino de Ciências.

Título
Percepções em Histórias de professores sobre as tendências investigativas no ensino de Ciências.
Autor
Celito Nuernberg
Orientação
Amarildo Menezes Gonzaga
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Escola Normal Superior
Ano
2009
Cidade / UF
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Pesquisa no âmbito do Ensino de Ciências com o objetivo de investigar o tipo de tratamento dado às Tendências Investigativas no Ensino de Ciências, considerando as percepções dos professores formadores e em formação no Programa de Mestrado Profissional da Universidade do Estado do Amazonas. A perspectiva teórica adotada situa a trajetória do Ensino de Ciências e diferentes tendências encontradas ao longo do Ensino de Ciências reveladas no fazer pedagógico dos professores e na produção científica dos mestrandos do Programa de Ensino de Ciências. Quanto à perspectiva metodológica, foi construída a partir de um itinerário investigativo pautado na pesquisa qualitativa, legitimada através da história de vida como método de pesquisa e das técnicas de entrevista e da triangulação. A pesquisa concentrou-se em três histórias de vida de professores vinculados ao respectivo Programa de Mestrado. Os dados coletados foram analisados com base na análise empírico- interpretativa. As constatações apontaram para a necessidade do fomento de discussões sobre as Tendências investigativas no Ensino de Ciências no contexto do Programa pesquisado, a fim de que tanto professores quanto estudantes possam visualizá-las com mais precisão no processo de construção de suas identidades de professores pesquisadores.
Palavras Chave
formação de professores, ensino de Ciências, tendências.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores