A educação e o ensino de Ciências em escolas do ensino fundamental em Teresina/PI e Timon/MA: uma pesquisa de intervenção

Título
A educação e o ensino de Ciências em escolas do ensino fundamental em Teresina/PI e Timon/MA: uma pesquisa de intervenção
Autor
Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes
Orientação
Maria do Carmo Bezerra Bédard
Instituição
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho buscamos oportunizar ao professor de Ciências do ensino fundamental uma reflexão crítica do Ensino de Ciências, bem como, a implementação de ações educativo-pedagógicas no campo da Educação Ambiental. A escolha da pesquisa-ação como opção metodológica para esta investigação, partiu do princípio de que é importante a participação da comunidade envolvida na busca de soluções para as questões ambientais, ligadas ao campo das Ciências. Esta participação possibilita a construção de um projeto coletivo, educacional e cultural. Como apoio técnico principal para a pesquisa-ação na área da Educação Ambiental, optamos por trabalhar com o método criativo por ser um instrumento que possibilita a construção progressiva de uma sólida base de conhecimentos e uma visão integrada do saber e da sociedade, ampliando uma formação voltada para a cidadania. Além disso, esse método estimula e desenvolve a criatividade e a sociabilidade. Foram utilizadas várias estratégias de trabalho como: seminário, elaboração de projetos e grupos de discussão acerca dos problemas ambientais. Observamos que o trabalho desenvolvido pode dar sustentação prática as nossas hipóteses, pois provocou mudanças na atuação de professores e alunos tais como: 1) o despertar da curiosidade; 2) o estímulo à descoberta; 3) o enriquecimento do conteúdo; 4) o desenvolvimento da criatividade e 5) a valorização do sujeito na interpretação do real. Como consequência disso, verificamos um maior envolvimento da comunidade escolar a partir de um processo participativo de construção de um projeto escola.
Palavras Chave
Educação ambiental, ensino de ciências, projetos.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método