A educação e o ensino de Ciências em escolas do ensino fundamental em Teresina/PI e Timon/MA: uma pesquisa de intervenção
Título
A educação e o ensino de Ciências em escolas do ensino fundamental em Teresina/PI e Timon/MA: uma pesquisa de intervenção
A educação e o ensino de Ciências em escolas do ensino fundamental em Teresina/PI e Timon/MA: uma pesquisa de intervenção
Autor
Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes
Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes
Orientação
Maria do Carmo Bezerra Bédard
Maria do Carmo Bezerra Bédard
Instituição
UFPI
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Teresina/PI
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho buscamos oportunizar ao professor de Ciências do ensino fundamental uma reflexão crítica do Ensino de Ciências, bem como, a implementação de ações educativo-pedagógicas no campo da Educação Ambiental. A escolha da pesquisa-ação como opção metodológica para esta investigação, partiu do princípio de que é importante a participação da comunidade envolvida na busca de soluções para as questões ambientais, ligadas ao campo das Ciências. Esta participação possibilita a construção de um projeto coletivo, educacional e cultural. Como apoio técnico principal para a pesquisa-ação na área da Educação Ambiental, optamos por trabalhar com o método criativo por ser um instrumento que possibilita a construção progressiva de uma sólida base de conhecimentos e uma visão integrada do saber e da sociedade, ampliando uma formação voltada para a cidadania. Além disso, esse método estimula e desenvolve a criatividade e a sociabilidade. Foram utilizadas várias estratégias de trabalho como: seminário, elaboração de projetos e grupos de discussão acerca dos problemas ambientais. Observamos que o trabalho desenvolvido pode dar sustentação prática as nossas hipóteses, pois provocou mudanças na atuação de professores e alunos tais como: 1) o despertar da curiosidade; 2) o estímulo à descoberta; 3) o enriquecimento do conteúdo; 4) o desenvolvimento da criatividade e 5) a valorização do sujeito na interpretação do real. Como consequência disso, verificamos um maior envolvimento da comunidade escolar a partir de um processo participativo de construção de um projeto escola.
Neste trabalho buscamos oportunizar ao professor de Ciências do ensino fundamental uma reflexão crítica do Ensino de Ciências, bem como, a implementação de ações educativo-pedagógicas no campo da Educação Ambiental. A escolha da pesquisa-ação como opção metodológica para esta investigação, partiu do princípio de que é importante a participação da comunidade envolvida na busca de soluções para as questões ambientais, ligadas ao campo das Ciências. Esta participação possibilita a construção de um projeto coletivo, educacional e cultural. Como apoio técnico principal para a pesquisa-ação na área da Educação Ambiental, optamos por trabalhar com o método criativo por ser um instrumento que possibilita a construção progressiva de uma sólida base de conhecimentos e uma visão integrada do saber e da sociedade, ampliando uma formação voltada para a cidadania. Além disso, esse método estimula e desenvolve a criatividade e a sociabilidade. Foram utilizadas várias estratégias de trabalho como: seminário, elaboração de projetos e grupos de discussão acerca dos problemas ambientais. Observamos que o trabalho desenvolvido pode dar sustentação prática as nossas hipóteses, pois provocou mudanças na atuação de professores e alunos tais como: 1) o despertar da curiosidade; 2) o estímulo à descoberta; 3) o enriquecimento do conteúdo; 4) o desenvolvimento da criatividade e 5) a valorização do sujeito na interpretação do real. Como consequência disso, verificamos um maior envolvimento da comunidade escolar a partir de um processo participativo de construção de um projeto escola.
Palavras Chave
Educação ambiental, ensino de ciências, projetos.
Educação ambiental, ensino de ciências, projetos.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental, Geral
Educação Ambiental, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método