O consumo responsável de água potável: uma questão de Educação Ambiental

Título
O consumo responsável de água potável: uma questão de Educação Ambiental
Autor
Maria Teresa Orlandin Nunes
Orientação
Maria Inès Copello Danzi de Levy
Instituição
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Ano
2002
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho teve por objetivo pesquisar como e em que medida uma proposta didática, elaborada numa visão de Educação Ambiental, pode contribuir para sensibilizar na tomada de consciência para o consumo responsável de água potável. A água, um recurso indispensável para a vida, vem sendo consumida a cada dia com maior intensidade, isso concomitante à poluição e ao desperdício, está tornando-a um bem cada vez mais escasso e valioso. Com o intuito de dar uma contribuição para minorar o problema, nos propusemos a trabalhar uma proposta didática na educação formal, pois acreditamos que a educação é um caminho para auxiliar a superar a crise mundial de água que certamente se aproxima. Neste trabalho, optamos pela metodologia do estudo de caso, no qual o público alvo foram duas turmas de 5ª série do ensino fundamental da cidade do Rio Grande. As professoras das turmas trabalharam a proposta com seus alunos, acompanhadas com a nossa observação como participante, ao mesmo tempo em que fazíamos a coleta de dados. Ao final do trabalho, foram feitas entrevistas com as professoras e alguns dos alunos envolvidos. Na análise dos resultados avaliamos: os conhecimentos anteriores dos alunos; como eles perceberam os procedimentos adotados durante o desenvolvimento da proposta; se, entenderam os conteúdos abordados numa perspectiva que, além do conceitual, incluísse aspectos procedimentais e atitudinais; em que medidas fizeram a conexão dos assuntos abordados com o cotidiano; se houve modificação na atuação, no comportamento e/ou na transmissão dos conhecimentos adquiridos para outras pessoas; se demonstraram indícios de adoção de responsabilidade individual e coletiva no uso da água potável. A proposta didática, tal como foi elaborada e desenvolvida nas turmas, proporcionou aos alunos que construíssem novos conhecimentos partindo do já conhecido e os relacionassem com o cotidiano; motivou os alunos a participarem das atividades; fez com que dessem indícios de mudança de atitudes ao atribuir significado e relevância ao assunto; assumissem responsabilidades no consumo da água. Ponderamos que esse trabalho, fundamentado na Educação Ambiental, colaborou na sensibilização para tomada de consciência, aceitação da rsponsabilidade e desenvolvimento de competência dos alunos com os quais trabalhamos, contribuindo assim para a superação do problema sócio-ambiental causado por hábitos irresponsáveis no consumo de água potável. Acreditamos dessa forma, estar prestando uma contribuição na formação de um ano-cidadão-consumidor consciente e responsável quanto aos seus direitos e deveres, solidário, que trata o meio ambiente com respeito.
Palavras Chave
Proposta Didática, água, consumo, recurso

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método