O consumo responsável de água potável: uma questão de Educação Ambiental
Título
O consumo responsável de água potável: uma questão de Educação Ambiental
O consumo responsável de água potável: uma questão de Educação Ambiental
Autor
Maria Teresa Orlandin Nunes
Maria Teresa Orlandin Nunes
Orientação
Maria Inès Copello Danzi de Levy
Maria Inès Copello Danzi de Levy
Instituição
FURG
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho teve por objetivo pesquisar como e em que medida uma proposta didática, elaborada numa visão de Educação Ambiental, pode contribuir para sensibilizar na tomada de consciência para o consumo responsável de água potável. A água, um recurso indispensável para a vida, vem sendo consumida a cada dia com maior intensidade, isso concomitante à poluição e ao desperdício, está tornando-a um bem cada vez mais escasso e valioso. Com o intuito de dar uma contribuição para minorar o problema, nos propusemos a trabalhar uma proposta didática na educação formal, pois acreditamos que a educação é um caminho para auxiliar a superar a crise mundial de água que certamente se aproxima. Neste trabalho, optamos pela metodologia do estudo de caso, no qual o público alvo foram duas turmas de 5ª série do ensino fundamental da cidade do Rio Grande. As professoras das turmas trabalharam a proposta com seus alunos, acompanhadas com a nossa observação como participante, ao mesmo tempo em que fazíamos a coleta de dados. Ao final do trabalho, foram feitas entrevistas com as professoras e alguns dos alunos envolvidos. Na análise dos resultados avaliamos: os conhecimentos anteriores dos alunos; como eles perceberam os procedimentos adotados durante o desenvolvimento da proposta; se, entenderam os conteúdos abordados numa perspectiva que, além do conceitual, incluísse aspectos procedimentais e atitudinais; em que medidas fizeram a conexão dos assuntos abordados com o cotidiano; se houve modificação na atuação, no comportamento e/ou na transmissão dos conhecimentos adquiridos para outras pessoas; se demonstraram indícios de adoção de responsabilidade individual e coletiva no uso da água potável. A proposta didática, tal como foi elaborada e desenvolvida nas turmas, proporcionou aos alunos que construíssem novos conhecimentos partindo do já conhecido e os relacionassem com o cotidiano; motivou os alunos a participarem das atividades; fez com que dessem indícios de mudança de atitudes ao atribuir significado e relevância ao assunto; assumissem responsabilidades no consumo da água. Ponderamos que esse trabalho, fundamentado na Educação Ambiental, colaborou na sensibilização para tomada de consciência, aceitação da rsponsabilidade e desenvolvimento de competência dos alunos com os quais trabalhamos, contribuindo assim para a superação do problema sócio-ambiental causado por hábitos irresponsáveis no consumo de água potável. Acreditamos dessa forma, estar prestando uma contribuição na formação de um ano-cidadão-consumidor consciente e responsável quanto aos seus direitos e deveres, solidário, que trata o meio ambiente com respeito.
Este trabalho teve por objetivo pesquisar como e em que medida uma proposta didática, elaborada numa visão de Educação Ambiental, pode contribuir para sensibilizar na tomada de consciência para o consumo responsável de água potável. A água, um recurso indispensável para a vida, vem sendo consumida a cada dia com maior intensidade, isso concomitante à poluição e ao desperdício, está tornando-a um bem cada vez mais escasso e valioso. Com o intuito de dar uma contribuição para minorar o problema, nos propusemos a trabalhar uma proposta didática na educação formal, pois acreditamos que a educação é um caminho para auxiliar a superar a crise mundial de água que certamente se aproxima. Neste trabalho, optamos pela metodologia do estudo de caso, no qual o público alvo foram duas turmas de 5ª série do ensino fundamental da cidade do Rio Grande. As professoras das turmas trabalharam a proposta com seus alunos, acompanhadas com a nossa observação como participante, ao mesmo tempo em que fazíamos a coleta de dados. Ao final do trabalho, foram feitas entrevistas com as professoras e alguns dos alunos envolvidos. Na análise dos resultados avaliamos: os conhecimentos anteriores dos alunos; como eles perceberam os procedimentos adotados durante o desenvolvimento da proposta; se, entenderam os conteúdos abordados numa perspectiva que, além do conceitual, incluísse aspectos procedimentais e atitudinais; em que medidas fizeram a conexão dos assuntos abordados com o cotidiano; se houve modificação na atuação, no comportamento e/ou na transmissão dos conhecimentos adquiridos para outras pessoas; se demonstraram indícios de adoção de responsabilidade individual e coletiva no uso da água potável. A proposta didática, tal como foi elaborada e desenvolvida nas turmas, proporcionou aos alunos que construíssem novos conhecimentos partindo do já conhecido e os relacionassem com o cotidiano; motivou os alunos a participarem das atividades; fez com que dessem indícios de mudança de atitudes ao atribuir significado e relevância ao assunto; assumissem responsabilidades no consumo da água. Ponderamos que esse trabalho, fundamentado na Educação Ambiental, colaborou na sensibilização para tomada de consciência, aceitação da rsponsabilidade e desenvolvimento de competência dos alunos com os quais trabalhamos, contribuindo assim para a superação do problema sócio-ambiental causado por hábitos irresponsáveis no consumo de água potável. Acreditamos dessa forma, estar prestando uma contribuição na formação de um ano-cidadão-consumidor consciente e responsável quanto aos seus direitos e deveres, solidário, que trata o meio ambiente com respeito.
Palavras Chave
Proposta Didática, água, consumo, recurso
Proposta Didática, água, consumo, recurso
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
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