A história da química possibilitando o conhecimento da natureza da ciência e uma bordagem contextualizada de conceitos químicos : um estudo de caso numa disciplina do curso de química da UFBA

Título
A história da química possibilitando o conhecimento da natureza da ciência e uma bordagem contextualizada de conceitos químicos : um estudo de caso numa disciplina do curso de química da UFBA
Autor
Maria da Coiceição Marinho Oki
Orientação
Olival Freire Junior
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2006
/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesta tese relatamos um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de uma aproximação entre a História e Filosofia da Ciência da educação científica através da utilização do ensino de História da Química. Visávamos auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a nossa intervenção como professora/investigadora na disciplina História da Química (QUI 040), lotada no Departamento de Química Geral e Inorgânica da UFBA e teve um caráter exploratório utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa. A investigação didática foi realizada em duas partes: inicialmente identificamos concepções prévias sobre aspectos da natureza da ciência dos alunos e avaliamos variações em tais concepções, influenciadas por uma abordagem explícita de conteúdos de História e Filosofia da Ciência; na segunda parte, trabalhamos com a contextualização histórica dos conceitos químicos para ajudar na compreensão desses conceitos. Este estudo envolveu, também, a análise da apresentação de alguns conteúdos e conceitos científicos nos livros didáticos, tendo como principal referencial teórico a História e Filosofia da Ciência. Os resultados obtidos demonstraram que a disciplina História da Química foi um espaço importante para os alunos conhecerem melhor a natureza da ciência e aprenderem de forma significativa conceitos químicos. Os alunos conseguiram adquirir concepções menos ingênuas e simplistas sobre a natureza da ciência e manifestaram uma maior compreensão de conceitos como a quantidade de matéria e mol. Concluímos que o referencial histórico-epistemológico contribuiu para que os estudantes de Química envolvidos neste trabalho adquirissem uma imagem de ciência mais contextualizada, possibilitando uma melhor formação inicial.
Palavras Chave
História e Filosofia da Ciência; Ensino de Química

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Formação de Conceitos, História da Ciência