A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no ensino médio como exemplo.

Título
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no ensino médio como exemplo.
Autor
Giuliano Salcas Olguin
Orientação
Luís Carlos de Menezes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletr
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
No presente trabalho é desenvolvida uma análise do currículo que se pode inferir de três conjuntos de livros didáticos para o Ensino Médio, com especial atenção ao desenvolvimento dos conceitos de eletromagnetismo. A teoria de currículo de Michael APPLE foi tomada como principal recurso para essa análise. Inicialmente, é apresentado o desenvolvimento dos conceitos de currículo dominantes em diferentes períodos, considerando-se autores como TYLER, EISNER e chegando-se à teoria de currículo de Michael APPLE, que aborda a relação entre o currículo e fatores sociais como política, economia e cultura. Esses fatores externos são considerados ao se analisar diferentes temas relacionados aos currículos, como a legitimação do conhecimento através do livro didático, as influências da implementação de um currículo nacional ou de uma avaliação nacional, as características internas de uma escola, a reprodução do conhecimento e o comércio do livro didático. Depois de definir o referencial teórico faz-se breve histórico do currículo em livros didáticos de física no Brasil, entre eles os textos associados a projetos como o PSSC, FAI, PEF, PBEF e GREF. Essa abordagem leva em consideração a teoria de APPLE; ou seja, essa evolução é relacionada a fatores políticos, sociais e culturais de nosso país. Analisam-se então os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares que são fatores específicos que hoje condicionam o Ensino Médio no Brasil. Por fim, faz-se uma análise do ensino dos conceitos de eletromagnetismo em três livros didáticos contemporâneos para o Ensino Médio como exemplo do uso do referencial teórico desenvolvido e da análise dos fatores condicionantes em nosso país.
Palavras Chave
curriculo, ensino de fisica, eletromagnetismo, historia ciencias

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos