A constituição identitária do campo da Educação Ambiental: uma análise textual da produção de sentidos de licenciandos em Ciências Biológicas.
Título
A constituição identitária do campo da Educação Ambiental: uma análise textual da produção de sentidos de licenciandos em Ciências Biológicas.
A constituição identitária do campo da Educação Ambiental: uma análise textual da produção de sentidos de licenciandos em Ciências Biológicas.
Autor
Maíra Jansen Olinisky
Maíra Jansen Olinisky
Orientação
Isabel Martins
Isabel Martins
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Núcleo de Tecnologia Educacional para as Ciências
Núcleo de Tecnologia Educacional para as Ciências
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar quais os sentidos construídos para a Educação Ambiental por um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas durante uma disciplina que teve como objetivo a elaboração de um curso para professores em exercício. Com base num quadro teórico-metodológico identificado com a Análise Crítica do Discurso buscamos relacionar estes sentidos para EA às condições de sua produção, em particular, às demandas da situação discursiva onde estes sentidos se constroem e à natureza heterogênea dos discursos sobre Educação Ambiental que constituem o discurso dos sujeitos de nossa pesquisa. Revisões da literatura do campo da EA permitiram a caracterização formações discursivas que identificam saberes e práticas em EA de forma polarizada: o conservacionismo e ecologismo. Análises de interações discursivas entre o grupo de licenciandos ao longo da disciplina foram videogravadas, organizadas na forma de mapas de evento para posterior seleção e transcrição de episódios, e analisadas com destaque para elementos das narrativas conversacionais, da intertextualidade manifesta. Os resultados revelaram tensões entre a proposta da disciplina, identificada com princípios conservacionistas, e questionamentos propostos por alguns licenciandos, que se aproximavam a ideias relacionadas ao ecologismo. Os principais sentidos construídos pelos licenciandos para a EA vinculam-se principalmente: (i) às relações entre a EA e a Ecologia (Biologia), (ii) a questões políticas e econômicas subjacentes à problemática do consumo e (iii) às possibilidades de considerar o homem como parte (ou não) dos ecossistemas. Vimos também que o grau de identificação destes licenciandos como educadores ambientais é diversificado e dependente não só das oportunidades oferecidas pela disciplina em questão como também por experiências anteriores e paralelas à disciplina em Educação Ambiental. Concluímos que as disputas internas ao campo se refletem na prática discursiva analisada da mesma forma que esta prática tende a manter estas lutas na medida em que oferece pouco espaço para este debate e articulação.
O objetivo deste trabalho é identificar quais os sentidos construídos para a Educação Ambiental por um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas durante uma disciplina que teve como objetivo a elaboração de um curso para professores em exercício. Com base num quadro teórico-metodológico identificado com a Análise Crítica do Discurso buscamos relacionar estes sentidos para EA às condições de sua produção, em particular, às demandas da situação discursiva onde estes sentidos se constroem e à natureza heterogênea dos discursos sobre Educação Ambiental que constituem o discurso dos sujeitos de nossa pesquisa. Revisões da literatura do campo da EA permitiram a caracterização formações discursivas que identificam saberes e práticas em EA de forma polarizada: o conservacionismo e ecologismo. Análises de interações discursivas entre o grupo de licenciandos ao longo da disciplina foram videogravadas, organizadas na forma de mapas de evento para posterior seleção e transcrição de episódios, e analisadas com destaque para elementos das narrativas conversacionais, da intertextualidade manifesta. Os resultados revelaram tensões entre a proposta da disciplina, identificada com princípios conservacionistas, e questionamentos propostos por alguns licenciandos, que se aproximavam a ideias relacionadas ao ecologismo. Os principais sentidos construídos pelos licenciandos para a EA vinculam-se principalmente: (i) às relações entre a EA e a Ecologia (Biologia), (ii) a questões políticas e econômicas subjacentes à problemática do consumo e (iii) às possibilidades de considerar o homem como parte (ou não) dos ecossistemas. Vimos também que o grau de identificação destes licenciandos como educadores ambientais é diversificado e dependente não só das oportunidades oferecidas pela disciplina em questão como também por experiências anteriores e paralelas à disciplina em Educação Ambiental. Concluímos que as disputas internas ao campo se refletem na prática discursiva analisada da mesma forma que esta prática tende a manter estas lutas na medida em que oferece pouco espaço para este debate e articulação.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Ecologia; Licenciatura; Análise do Discurso.
Educação Ambiental; Ecologia; Licenciatura; Análise do Discurso.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores