A constituição identitária do campo da Educação Ambiental: uma análise textual da produção de sentidos de licenciandos em Ciências Biológicas.

Título
A constituição identitária do campo da Educação Ambiental: uma análise textual da produção de sentidos de licenciandos em Ciências Biológicas.
Autor
Maíra Jansen Olinisky
Orientação
Isabel Martins
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Núcleo de Tecnologia Educacional para as Ciências
Ano
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar quais os sentidos construídos para a Educação Ambiental por um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas durante uma disciplina que teve como objetivo a elaboração de um curso para professores em exercício. Com base num quadro teórico-metodológico identificado com a Análise Crítica do Discurso buscamos relacionar estes sentidos para EA às condições de sua produção, em particular, às demandas da situação discursiva onde estes sentidos se constroem e à natureza heterogênea dos discursos sobre Educação Ambiental que constituem o discurso dos sujeitos de nossa pesquisa. Revisões da literatura do campo da EA permitiram a caracterização formações discursivas que identificam saberes e práticas em EA de forma polarizada: o conservacionismo e ecologismo. Análises de interações discursivas entre o grupo de licenciandos ao longo da disciplina foram videogravadas, organizadas na forma de mapas de evento para posterior seleção e transcrição de episódios, e analisadas com destaque para elementos das narrativas conversacionais, da intertextualidade manifesta. Os resultados revelaram tensões entre a proposta da disciplina, identificada com princípios conservacionistas, e questionamentos propostos por alguns licenciandos, que se aproximavam a ideias relacionadas ao ecologismo. Os principais sentidos construídos pelos licenciandos para a EA vinculam-se principalmente: (i) às relações entre a EA e a Ecologia (Biologia), (ii) a questões políticas e econômicas subjacentes à problemática do consumo e (iii) às possibilidades de considerar o homem como parte (ou não) dos ecossistemas. Vimos também que o grau de identificação destes licenciandos como educadores ambientais é diversificado e dependente não só das oportunidades oferecidas pela disciplina em questão como também por experiências anteriores e paralelas à disciplina em Educação Ambiental. Concluímos que as disputas internas ao campo se refletem na prática discursiva analisada da mesma forma que esta prática tende a manter estas lutas na medida em que oferece pouco espaço para este debate e articulação.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Ecologia; Licenciatura; Análise do Discurso.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores