Músicas e imagens: recursos de mídia como ferramenta para o ensino de Ciências e Biologia.

Título
Músicas e imagens: recursos de mídia como ferramenta para o ensino de Ciências e Biologia.
Autor
Adriane Dall Acqua de Oliveira
Orientação
Antônio Carlos de Francisco
Instituição
UTFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2010
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação apresenta uma sugestão de metodologia de ensino utilizando música e imagens para produção de videoclipes para o ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa foi qualitativa, o método dialético e observação participante. O encaminhamento metodológico da Pedagogia Histórico Crítica, presente na Diretriz Curricular Estadual de Biologia do Estado do Paraná, foi utilizada no planejamento e análise das atividades. O objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia para utilização dos recursos tecnológicos de música e imagem no processo de ensino-aprendizagem de Biologia, descrevendo mecanismos para instrumentalizar docentes para o uso destes recursos tecnológicos; identificando termos técnicos e científicos nas letras das músicas e imagens cotidianas, como ferramenta de aprendizagem. Os sujeitos envolvidos neste trabalho foram alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno de um colégio da rede estadual de ensino, de Ponta Grossa – Paraná. Os dados foram coletados a partir de questionários semiestruturados, filmagens e registros fotográficos. Como produto final, foi elaborado um manual para auxiliar os professores a produzir videoclipes como ferramenta no processo de aprendizagem.
Palavras Chave
música, imagens, ensino-aprendizagem, mídias.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método