Clube de ciências: desenvolvendo competências brincando.

Título
Clube de ciências: desenvolvendo competências brincando.
Autor
Adriano José de Oliveira
Orientação
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Instituição
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Ano
2009
Cidade / UF
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho utiliza as atividades lúdicas no ensino de ciências para o desenvolvimento de competências, nos alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública. Uma discussão teórica é feita com relação às atividades lúdicas, Clube de Ciências, habilidades e competências. Descrevem-se também, o método utilizado e sua caracterização. Fizemos nove atividades no Clube de Ciências, as quais foram feitas, com a utilização de textos e discussões, jogo de cartas, novamente um texto para discussão, aula expositiva de dois professores com o uso da experimentação, utilização de revistas – Veja, Isto é, Época, Tititi e Química Nova na Escola – para o aprendizado de ciências, entrega novamente de um texto para discussão, duas atividades para formação de um júri químico e por último o jogo teatral – Júri Químico sobre o Cloro. Essas aplicações dentro do Clube de Ciências mostraram ser uma alternativa, para o desenvolvimento do domínio de competências, devido a quase 100% dos nossos participantes terem adquirido as habilidades e competências desejadas. Finalmente, conclui-se que o professor deve sempre inovar e procurar se qualificar.
Palavras Chave
Ciências, ensino médio, habilidades, competências.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método