Clube de ciências: desenvolvendo competências brincando.
Título
Clube de ciências: desenvolvendo competências brincando.
Clube de ciências: desenvolvendo competências brincando.
Autor
Adriano José de Oliveira
Adriano José de Oliveira
Orientação
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Instituto de Química
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho utiliza as atividades lúdicas no ensino de ciências para o desenvolvimento de competências, nos alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública. Uma discussão teórica é feita com relação às atividades lúdicas, Clube de Ciências, habilidades e competências. Descrevem-se também, o método utilizado e sua caracterização. Fizemos nove atividades no Clube de Ciências, as quais foram feitas, com a utilização de textos e discussões, jogo de cartas, novamente um texto para discussão, aula expositiva de dois professores com o uso da experimentação, utilização de revistas – Veja, Isto é, Época, Tititi e Química Nova na Escola – para o aprendizado de ciências, entrega novamente de um texto para discussão, duas atividades para formação de um júri químico e por último o jogo teatral – Júri Químico sobre o Cloro. Essas aplicações dentro do Clube de Ciências mostraram ser uma alternativa, para o desenvolvimento do domínio de competências, devido a quase 100% dos nossos participantes terem adquirido as habilidades e competências desejadas. Finalmente, conclui-se que o professor deve sempre inovar e procurar se qualificar.
Este trabalho utiliza as atividades lúdicas no ensino de ciências para o desenvolvimento de competências, nos alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública. Uma discussão teórica é feita com relação às atividades lúdicas, Clube de Ciências, habilidades e competências. Descrevem-se também, o método utilizado e sua caracterização. Fizemos nove atividades no Clube de Ciências, as quais foram feitas, com a utilização de textos e discussões, jogo de cartas, novamente um texto para discussão, aula expositiva de dois professores com o uso da experimentação, utilização de revistas – Veja, Isto é, Época, Tititi e Química Nova na Escola – para o aprendizado de ciências, entrega novamente de um texto para discussão, duas atividades para formação de um júri químico e por último o jogo teatral – Júri Químico sobre o Cloro. Essas aplicações dentro do Clube de Ciências mostraram ser uma alternativa, para o desenvolvimento do domínio de competências, devido a quase 100% dos nossos participantes terem adquirido as habilidades e competências desejadas. Finalmente, conclui-se que o professor deve sempre inovar e procurar se qualificar.
Palavras Chave
Ciências, ensino médio, habilidades, competências.
Ciências, ensino médio, habilidades, competências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método