A cartografia escolar e as práticas docentes nas séries iniciais do ensino fundamental
Título
A cartografia escolar e as práticas docentes nas séries iniciais do ensino fundamental
A cartografia escolar e as práticas docentes nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor
Adriano Rodrigo de Oliveira
Adriano Rodrigo de Oliveira
Orientação
Alice Helena Campos Pierson
Alice Helena Campos Pierson
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho buscou identificar e analisar as práticas que duas professoras das séries iniciais do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos específicos destas séries por meio do uso de mapas municipais. Iniciamos com um texto sobre a construção no Brasil da linha de pesquisa em Cartografia Escolar e a formação do grupo de pesquisa que deu origem à produção do Atlas Municipal Escolar de Limeira (SP) na UNESP em Rio Claro. Em seguida destacamos uma literatura sobre a construção do conhecimento escolar e a construção dos saberes docentes, bem como discussões acerca da geografia e cultura escolar. Considerando os objetivos da pesquisa delimitamos nossa opção metodológica a uma abordagem qualitativa, utilizando-se de registros em caderno de campo, observações de aulas e entrevistas. Os dados obtidos apontam que são as concepções e modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento transmitidas na sala de aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Os conhecimentos das professoras sobre a linguagem cartográfica tem origem na experiência cotidiana, envolve saberes advindos do contato e aprendizagem com outras professoras e do uso de livros didáticos. Os elementos do mapa como legenda e escala são pouco esclarecidos para as professoras, o que dificulta o ensino do conteúdo do atlas municipal. O atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas pelas professoras e alunos
Este trabalho buscou identificar e analisar as práticas que duas professoras das séries iniciais do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos específicos destas séries por meio do uso de mapas municipais. Iniciamos com um texto sobre a construção no Brasil da linha de pesquisa em Cartografia Escolar e a formação do grupo de pesquisa que deu origem à produção do Atlas Municipal Escolar de Limeira (SP) na UNESP em Rio Claro. Em seguida destacamos uma literatura sobre a construção do conhecimento escolar e a construção dos saberes docentes, bem como discussões acerca da geografia e cultura escolar. Considerando os objetivos da pesquisa delimitamos nossa opção metodológica a uma abordagem qualitativa, utilizando-se de registros em caderno de campo, observações de aulas e entrevistas. Os dados obtidos apontam que são as concepções e modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento transmitidas na sala de aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Os conhecimentos das professoras sobre a linguagem cartográfica tem origem na experiência cotidiana, envolve saberes advindos do contato e aprendizagem com outras professoras e do uso de livros didáticos. Os elementos do mapa como legenda e escala são pouco esclarecidos para as professoras, o que dificulta o ensino do conteúdo do atlas municipal. O atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas pelas professoras e alunos
Palavras Chave
ensino de geografia; cartografia escolar; prática docente
ensino de geografia; cartografia escolar; prática docente
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas