A cartografia escolar e as práticas docentes nas séries iniciais do ensino fundamental

Título
A cartografia escolar e as práticas docentes nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor
Adriano Rodrigo de Oliveira
Orientação
Alice Helena Campos Pierson
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2003
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho buscou identificar e analisar as práticas que duas professoras das séries iniciais do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos específicos destas séries por meio do uso de mapas municipais. Iniciamos com um texto sobre a construção no Brasil da linha de pesquisa em Cartografia Escolar e a formação do grupo de pesquisa que deu origem à produção do Atlas Municipal Escolar de Limeira (SP) na UNESP em Rio Claro. Em seguida destacamos uma literatura sobre a construção do conhecimento escolar e a construção dos saberes docentes, bem como discussões acerca da geografia e cultura escolar. Considerando os objetivos da pesquisa delimitamos nossa opção metodológica a uma abordagem qualitativa, utilizando-se de registros em caderno de campo, observações de aulas e entrevistas. Os dados obtidos apontam que são as concepções e modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento transmitidas na sala de aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Os conhecimentos das professoras sobre a linguagem cartográfica tem origem na experiência cotidiana, envolve saberes advindos do contato e aprendizagem com outras professoras e do uso de livros didáticos. Os elementos do mapa como legenda e escala são pouco esclarecidos para as professoras, o que dificulta o ensino do conteúdo do atlas municipal. O atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas pelas professoras e alunos
Palavras Chave
ensino de geografia; cartografia escolar; prática docente

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas