Análise da proposta curricular da disciplina Biologia para o ensino público do Distrito Federal e de sua inserção no currículo de segundo grau da FEDF.
Título
Análise da proposta curricular da disciplina Biologia para o ensino público do Distrito Federal e de sua inserção no currículo de segundo grau da FEDF.
Análise da proposta curricular da disciplina Biologia para o ensino público do Distrito Federal e de sua inserção no currículo de segundo grau da FEDF.
Autor
Alexandre Rodrigues de Oliveira
Alexandre Rodrigues de Oliveira
Orientação
Dóris Santos de Faria
Dóris Santos de Faria
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a estrutura curricular da disciplina Biologia do 2º grau e verificar sua real contribuição para a formação e informação dos alunos. Analisou-se o programa de Biologia da antiga proposta curricular da Fundação Educacional do Distrito Federal - FEDF, datada de 1986, e o novo programa de Biologia desta mesma instituição, proposto em 1995. O referencial para comparação foi o estudo feito por Krasilchik (1988) sobre os objetivos e conteúdos dos programas de Biologia do Brasil, o qual serviu de base para a formulação do modelo de análise que consta neste trabalho. O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília - P.A.S. - foi incluído neste estudo por estar terminando por substituir não somente a atual proposta da FEDF, como também os programas das escolas particulares do Distrito Federal. Como último aspecto, foi ainda levantada, por meio de questionários, a opinião dos professores de Biologia da FEDF, com mais de 2 anos de experiência nesta instituição (n=53), a respeito desses três programas. Os resultados mostraram que, entre os três programas analisados, a nova proposta da FEDF, além de mostrar-se mais adequada quanto a aspectos formativos e informativos, apresentou melhor distribuição dos conteúdos ao longo das três séries, minimizando ou eliminando problemas relacionados aos alunos recém-saídos do 1º grau. Esta proposta permite a realização de atividades diversificadas que contribuem para a formação do aluno em termos de novos hábitos e atitudes saudáveis para sua vida. Destaca-se na nova proposta da FEDF sua possibilidade de integração com as demais disciplinas do 2º grau, sobretudo as ciências naturais, o que constitui uma tendência no ensino atual. Como ponto negativo, a nova proposta mostra-se demasiadamente ligada às exigências do vestibular. Alguns conteúdos que poderiam ser reduzidos ou até mesmo abolidos não o foram devido aos condicionantes deste exame. A antiga proposta de Biologia da FEDF e o programa do P.A.S. mostraram-se bastante similares quanto aos conteúdos. O programa do P.A.S. revelou-se, portanto, um retrocesso, pois pouco satisfaz às perspectivas de ensino mais atualizadas, tais como a redução de conteúdo, a integração disciplinar e o ensino formativo. Ainda que sua contribuição seja a introdução de assuntos como drogas e sexualidade na grade programática, por si só, a inclusão de novos conteúdos no programa não é garantia de seu cumprimento; o compromisso do professor com a execução do programa (e.g. escolas particulares - vestibular) é o que determina a execução dos conteúdos. A opinião dos professores de Biologia da FEDF, entre inúmeros aspectos, apresentou uma inclinação favorável à nova proposta da FEDF. Contudo, o surgimento do P.A.S., sua implantação irreversível e, sobretudo, seu caráter inovador como forma de acesso ao ensino superior, condicionou a opinião dos professores a favor deste programa. Os argumentos deles contra e a favor do P.A.S. foram evasivos, o que reflete a implantação abrupta deste novo programa. Mostrou-se, ainda, que a integração disciplinar é um fator fundamental para o resgate da identidade do 2º grau como um nível de ensino de caráter formativo e informativo. O ensino superior não deve ser a única perspectiva do ensino médio. A revisão dos programas disciplinares com vistas a um ensino integrado e ao mesmo tempo formativo e informativo para o educando mostra-se imprescindível nas reformulações curriculares.
Este estudo teve como objetivo analisar a estrutura curricular da disciplina Biologia do 2º grau e verificar sua real contribuição para a formação e informação dos alunos. Analisou-se o programa de Biologia da antiga proposta curricular da Fundação Educacional do Distrito Federal - FEDF, datada de 1986, e o novo programa de Biologia desta mesma instituição, proposto em 1995. O referencial para comparação foi o estudo feito por Krasilchik (1988) sobre os objetivos e conteúdos dos programas de Biologia do Brasil, o qual serviu de base para a formulação do modelo de análise que consta neste trabalho. O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília - P.A.S. - foi incluído neste estudo por estar terminando por substituir não somente a atual proposta da FEDF, como também os programas das escolas particulares do Distrito Federal. Como último aspecto, foi ainda levantada, por meio de questionários, a opinião dos professores de Biologia da FEDF, com mais de 2 anos de experiência nesta instituição (n=53), a respeito desses três programas. Os resultados mostraram que, entre os três programas analisados, a nova proposta da FEDF, além de mostrar-se mais adequada quanto a aspectos formativos e informativos, apresentou melhor distribuição dos conteúdos ao longo das três séries, minimizando ou eliminando problemas relacionados aos alunos recém-saídos do 1º grau. Esta proposta permite a realização de atividades diversificadas que contribuem para a formação do aluno em termos de novos hábitos e atitudes saudáveis para sua vida. Destaca-se na nova proposta da FEDF sua possibilidade de integração com as demais disciplinas do 2º grau, sobretudo as ciências naturais, o que constitui uma tendência no ensino atual. Como ponto negativo, a nova proposta mostra-se demasiadamente ligada às exigências do vestibular. Alguns conteúdos que poderiam ser reduzidos ou até mesmo abolidos não o foram devido aos condicionantes deste exame. A antiga proposta de Biologia da FEDF e o programa do P.A.S. mostraram-se bastante similares quanto aos conteúdos. O programa do P.A.S. revelou-se, portanto, um retrocesso, pois pouco satisfaz às perspectivas de ensino mais atualizadas, tais como a redução de conteúdo, a integração disciplinar e o ensino formativo. Ainda que sua contribuição seja a introdução de assuntos como drogas e sexualidade na grade programática, por si só, a inclusão de novos conteúdos no programa não é garantia de seu cumprimento; o compromisso do professor com a execução do programa (e.g. escolas particulares - vestibular) é o que determina a execução dos conteúdos. A opinião dos professores de Biologia da FEDF, entre inúmeros aspectos, apresentou uma inclinação favorável à nova proposta da FEDF. Contudo, o surgimento do P.A.S., sua implantação irreversível e, sobretudo, seu caráter inovador como forma de acesso ao ensino superior, condicionou a opinião dos professores a favor deste programa. Os argumentos deles contra e a favor do P.A.S. foram evasivos, o que reflete a implantação abrupta deste novo programa. Mostrou-se, ainda, que a integração disciplinar é um fator fundamental para o resgate da identidade do 2º grau como um nível de ensino de caráter formativo e informativo. O ensino superior não deve ser a única perspectiva do ensino médio. A revisão dos programas disciplinares com vistas a um ensino integrado e ao mesmo tempo formativo e informativo para o educando mostra-se imprescindível nas reformulações curriculares.
Palavras Chave
proposta curricular; avaliação, concepções de professores.
proposta curricular; avaliação, concepções de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
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Foco Temático
Currículos e Programas
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