O software Modellus e sua possibilidade para desafiar as concepções de senso comum em óptica.
Título
O software Modellus e sua possibilidade para desafiar as concepções de senso comum em óptica.
O software Modellus e sua possibilidade para desafiar as concepções de senso comum em óptica.
Autor
Ariane Braga Oliveira
Ariane Braga Oliveira
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Os softwares, como instrumentos de ensino, não constituem geralmente uma metodologia, mas podem ser ferramentas úteis para enfrentar dificuldades de aprendizagem e levar a uma mudança conceitual desejável. Neste trabalho, utilizamos um software – o Modellus – procurando estabelecer conflitos cognitivos com relação às concepções prévias dos estudantes sobre formação de imagens com espelhos côncavos e propiciar situações de aprendizagem com a ação do aprendiz. Construímos uma configuração e uma seqüência que tem como foco as barreiras conceituais identificadas nas concepções do senso comum. Com este material baseado em concepções construtivistas da aprendizagem, espera-se ressaltar o conflito cognitivo necessário para uma mudança conceitual efetiva. São também apontados alguns limites e possibilidades reais do software utilizado.
Os softwares, como instrumentos de ensino, não constituem geralmente uma metodologia, mas podem ser ferramentas úteis para enfrentar dificuldades de aprendizagem e levar a uma mudança conceitual desejável. Neste trabalho, utilizamos um software – o Modellus – procurando estabelecer conflitos cognitivos com relação às concepções prévias dos estudantes sobre formação de imagens com espelhos côncavos e propiciar situações de aprendizagem com a ação do aprendiz. Construímos uma configuração e uma seqüência que tem como foco as barreiras conceituais identificadas nas concepções do senso comum. Com este material baseado em concepções construtivistas da aprendizagem, espera-se ressaltar o conflito cognitivo necessário para uma mudança conceitual efetiva. São também apontados alguns limites e possibilidades reais do software utilizado.
Palavras Chave
Ciencias Exatas, Ensino, Computador no Ensino.
Ciencias Exatas, Ensino, Computador no Ensino.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos