O software Modellus e sua possibilidade para desafiar as concepções de senso comum em óptica.

Título
O software Modellus e sua possibilidade para desafiar as concepções de senso comum em óptica.
Autor
Ariane Braga Oliveira
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Os softwares, como instrumentos de ensino, não constituem geralmente uma metodologia, mas podem ser ferramentas úteis para enfrentar dificuldades de aprendizagem e levar a uma mudança conceitual desejável. Neste trabalho, utilizamos um software – o Modellus – procurando estabelecer conflitos cognitivos com relação às concepções prévias dos estudantes sobre formação de imagens com espelhos côncavos e propiciar situações de aprendizagem com a ação do aprendiz. Construímos uma configuração e uma seqüência que tem como foco as barreiras conceituais identificadas nas concepções do senso comum. Com este material baseado em concepções construtivistas da aprendizagem, espera-se ressaltar o conflito cognitivo necessário para uma mudança conceitual efetiva. São também apontados alguns limites e possibilidades reais do software utilizado.
Palavras Chave
Ciencias Exatas, Ensino, Computador no Ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos