Utilização do Moodle no Curso de Licenciatura em Física a Distância da UAB/UFAL

Título
Utilização do Moodle no Curso de Licenciatura em Física a Distância da UAB/UFAL
Autor
Carloney Alves de Oliveira
Orientação
Elton Casado Fireman
Instituição
UFAL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
/AL
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa investiga a utilização do Moodle no curso de Licenciatura em Física a distância da UAB/UFAL como espaço que propicia a construção de conceitos, por meio da interação entre professores, tutores online e alunos, a partir das interfaces disponibilizadas no ambiente. Investigou-se como as interfaces disponibilizadas no Moodle para as disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Física a distância da UAB/UFAL foram utilizadas pelos professores, tutores online e alunos no auxílio ao processo de ensino e de aprendizagem. Os objetivos da pesquisa foram analisar a especificidade de cada disciplina do curso na utilização de interfaces diferentes, investigar o domínio das interfaces disponibilizadas no Moodle pelos professores, para potencializar a dinâmica do curso, analisar a dinâmica de utilização das interfaces pelo aluno e tutor online na elaboração e construção do conhecimento, tanto individual como em grupo, e descrever alternativas que possibilitem um planejamento eficaz e uma mudança de postura e atitude quanto à postagem de interfaces e atividades no AVA. Utilizou-se a fundamentação teórica sobre AVA a partir dos estudos de Silva (2003), Santos (2003), Almeida (2003), Schlemmer (2002), Pereira (2007), Kenski (2003) e Okada (2003). A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através das entrevistas semiestruturadas, questionários para professores, para tutores online e para os alunos e da observação no Moodle. Para o universo da pesquisa foram selecionados 54 sujeitos como grupo para estudo dos dois primeiros semestres do curso no ano letivo de 2007.2 e 2008.1 nas disciplinas ofertadas, dos quais 38 foram alunos que estavam presentes para realização da pesquisa nos polos de Maceió, Santana do Ipanema e Olho dÁgua das Flores, 8 professores de disciplinas e 8 tutores online. Como resultado, foi constatado que os sujeitos apresentaram algumas lacunas: dificuldade de acesso à plataforma, professores com dificuldades em montar a disciplina no ambiente, disponibilizar o material didático para os alunos, o manuseio nas interfaces, as poucas interações e intervenções dos professores e tutores online mediante os questionamentos e dúvidas dos alunos e uma autonomia ainda limitada na busca constante do seu próprio conhecimento. O desejo por uma melhor prática na utilização do Moodle no curso pôde ser constatado, pelo fato de professores, tutores online e alunos estarem à disposição para um acompanhamento sistemático e uma formação adequada, baseada no apoio, no diálogo e na colaboração.
Palavras Chave
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a distância, Moodle, Formação de Professores

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos