Utilização da Ferramenta de Modelagem Dinâmica Jlinkit no Aprendizado Exploratório de Física no Ensino Médio
Título
Utilização da Ferramenta de Modelagem Dinâmica Jlinkit no Aprendizado Exploratório de Física no Ensino Médio
Utilização da Ferramenta de Modelagem Dinâmica Jlinkit no Aprendizado Exploratório de Física no Ensino Médio
Autor
Cristiane Barbosa Pinheiro de Oliveira Oliveira
Cristiane Barbosa Pinheiro de Oliveira Oliveira
Orientação
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho objetiva dar continuidade às pesquisas na área de modelagem computacional e ensino de ciências, utilizando o ambiente de modelagem computacional Jlinkit no aprendizado exploratório de Física, em atividades relacionadas aos conteúdos do currículo da disciplina voltada aos alunos do 2° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Dom Hélder Câmara. A utilização da ferramenta no estudo de Mecênica é mais uma estratégia de integração das tecnologias da informação e comunicação ao aprendizado exploratório em Ciências, auxiliando a compreensão e a investigação de situações-problema por meio da construção e exploração de modelos físicos para levar os estudantes a pensar e fazer perguntas sobre os fenômenos físicos do dia a dia, visualizados de diversas formas (modelos, gráficos, textos e tabelas) e confrontar suas representações com as de outros alunos. Este trabalho de pesquisa possibilitará a investigação do desempenho de alunos que trabalharam com atividades de modelagem utilizando o ambiente de modelagem computacional Jlinkit, comparando-os aos alunos expostos a atividades tradicionais.
O presente trabalho objetiva dar continuidade às pesquisas na área de modelagem computacional e ensino de ciências, utilizando o ambiente de modelagem computacional Jlinkit no aprendizado exploratório de Física, em atividades relacionadas aos conteúdos do currículo da disciplina voltada aos alunos do 2° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Dom Hélder Câmara. A utilização da ferramenta no estudo de Mecênica é mais uma estratégia de integração das tecnologias da informação e comunicação ao aprendizado exploratório em Ciências, auxiliando a compreensão e a investigação de situações-problema por meio da construção e exploração de modelos físicos para levar os estudantes a pensar e fazer perguntas sobre os fenômenos físicos do dia a dia, visualizados de diversas formas (modelos, gráficos, textos e tabelas) e confrontar suas representações com as de outros alunos. Este trabalho de pesquisa possibilitará a investigação do desempenho de alunos que trabalharam com atividades de modelagem utilizando o ambiente de modelagem computacional Jlinkit, comparando-os aos alunos expostos a atividades tradicionais.
Palavras Chave
Aprendizagem Educação Ambiental, Formação Superior, Meio AmbienteExploratória;Ensino de Física
Aprendizagem Educação Ambiental, Formação Superior, Meio AmbienteExploratória;Ensino de Física
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos