O estágio vinculado à pesquisa na formação inicial de professores de Ciências.

Título
O estágio vinculado à pesquisa na formação inicial de professores de Ciências.
Autor
Elisangela Silva de Oliveira
Orientação
Evandro Ghedin
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Escola Normal Superior
Ano
2009
Cidade / UF
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A presente investigação tem como temática O estágio vinculado à pesquisa na formação inicial de professores e traz como problema saber em que medida a formação de professores na articulação estágio-pesquisa contribui para a educação científica dos egressos do Curso Normal Superior considerando-se a prática pedagógica de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Teoricamente fundamenta-se no estudo de três conceitos. O primeiro é o conceito de professor pesquisador estudado a partir de seus autores originários, Stenhouse (1991, 1998), Elliott (2005) Carr (2002), Kemmis (1998) e Zeichner (2006); o segundo, é o conceito de Educação Científica e o terceiro o Conceito de Ensino de Ciências. O caminho metodológico foi percorrido dentro da abordagem qualitativa mediante a pesquisa-ação como estratégia para a compreensão e reflexão nas práticas e sobre as práticas dos professores realizadas num curso de formação com um grupo de 15 professores egressos do Curso Normal Superior. A conclusão da presente pesquisa foi que tanto a parte teórica quanto metodológica do Curso Normal Superior análise esta, feita mediante a coleta de dados nas fontes documentais do curso, bem como, através do relato dos professores tem-se mostras de uma coerência teórico-metodológica quanto à formação do professor pesquisador reflexivo. Quanto às práticas dos professores egressos no Ensino de Ciências percebidas mediante o curso e através das entrevistas, concluiu-se que esta formação dá conta de uma educação científica pelo conhecimento demonstrado pelos professores no modo como dinamizam as aulas, aproximando os alunos dos conceitos científicos porque conhecem os processos da produção do saber, mas, na realidade objetiva de trabalho destes docentes estas práticas situam-se de forma isolada devido as condições do sistema escolar voltado aos interesses da dinâmica do mercado e da compreensão do Ensino de Ciências num modelo de currículo fragmentado cuja importância em relação aos outros componentes curriculares é relegado para segundo plano.
Palavras Chave
formação, professor pesquisador, ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores