O Ensino de Física Moderna com Enfoque CTS: Uma proposta metodológica para o Ensino Médio usando o tópico de Raios X.
Título
O Ensino de Física Moderna com Enfoque CTS: Uma proposta metodológica para o Ensino Médio usando o tópico de Raios X.
O Ensino de Física Moderna com Enfoque CTS: Uma proposta metodológica para o Ensino Médio usando o tópico de Raios X.
Autor
Fábio Ferreira de Oliveira
Fábio Ferreira de Oliveira
Orientação
Reuber Gerbassi Scofano
Reuber Gerbassi Scofano
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O déficit de conteúdos mais atuais apresentados pelo currículo de Física na escola média, comparado as transformações científicas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, tem estabelecido em sala de aula uma relação onde o aluno se questiona constantemente do por quê estudar Física, já que não consegue associá-la ao seu dia a dia, e o professor, cada vez mais impotente e distante de uma ação pedagógica eficaz. Nesse sentido, pesquisas estão sendo realizadas a fim de desenvolver estratégias que possam promover a motivação e o diálogo nas aulas de Ciência, especificamente as de Física, no sentido de tornar o conteúdo ministrado mais próximo da realidade do aluno e fazê-lo perceber a importância das Ciências na sua vida e no desenvolvimento científico e social da sociedade. Duas vertentes têm se destacado nesse contexto: uso de materiais com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a introdução de tópicos de Física Moderna (FM) na grade curricular do Ensino Médio (EM). Esse trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores de Física que atuam no ensino público e privado sobre a introdução de tópicos de FM no EM. Com base nesses dados elaboramos uma proposta metodológica com ênfase em CTS, onde apoiados em pesquisa na área de Ensino de Física, escolhemos como tópico de FM os raios X. Esse texto foi submetido à validação com os professores e obtivemos um resultado bastante satisfatório em termos de aceitação e disponibilidade para utilização desse material. A distribuição em módulos e o conteúdo de cada um deles foram elogiados, assim como as orientações metodológicas. Esperamos que o trabalho possa contribuir de forma significativa para uma formação científica mais atual e mais próxima da sala de aula.
O déficit de conteúdos mais atuais apresentados pelo currículo de Física na escola média, comparado as transformações científicas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, tem estabelecido em sala de aula uma relação onde o aluno se questiona constantemente do por quê estudar Física, já que não consegue associá-la ao seu dia a dia, e o professor, cada vez mais impotente e distante de uma ação pedagógica eficaz. Nesse sentido, pesquisas estão sendo realizadas a fim de desenvolver estratégias que possam promover a motivação e o diálogo nas aulas de Ciência, especificamente as de Física, no sentido de tornar o conteúdo ministrado mais próximo da realidade do aluno e fazê-lo perceber a importância das Ciências na sua vida e no desenvolvimento científico e social da sociedade. Duas vertentes têm se destacado nesse contexto: uso de materiais com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a introdução de tópicos de Física Moderna (FM) na grade curricular do Ensino Médio (EM). Esse trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores de Física que atuam no ensino público e privado sobre a introdução de tópicos de FM no EM. Com base nesses dados elaboramos uma proposta metodológica com ênfase em CTS, onde apoiados em pesquisa na área de Ensino de Física, escolhemos como tópico de FM os raios X. Esse texto foi submetido à validação com os professores e obtivemos um resultado bastante satisfatório em termos de aceitação e disponibilidade para utilização desse material. A distribuição em módulos e o conteúdo de cada um deles foram elogiados, assim como as orientações metodológicas. Esperamos que o trabalho possa contribuir de forma significativa para uma formação científica mais atual e mais próxima da sala de aula.
Palavras Chave
Física Moderna. Raios X. Ensino de Física;
Física Moderna. Raios X. Ensino de Física;
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método