A Construção de Modelos Baseada na Utilização de Diagramas Causais no Estudo de Tópicos de Ciências: Um Estudo Exploratório com Estudantes do Ensino Médio.
Título
A Construção de Modelos Baseada na Utilização de Diagramas Causais no Estudo de Tópicos de Ciências: Um Estudo Exploratório com Estudantes do Ensino Médio.
A Construção de Modelos Baseada na Utilização de Diagramas Causais no Estudo de Tópicos de Ciências: Um Estudo Exploratório com Estudantes do Ensino Médio.
Autor
Flavia José Oliveira
Flavia José Oliveira
Orientação
Laércio Evandro Ferracioli da Silva
Laércio Evandro Ferracioli da Silva
Instituição
UFES
UFES
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Física
Departamento de Física
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Vitória/ES
Vitória/ES
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo exploratório procura investigar a construção de diagramas causais e a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativo Baseado na Metáfora de ícones WLinklt, articulando problemas da vida diária, conteúdos curriculares específicos em Ciências e atividades de modelagem e simulação de modo expressivo, com alunos do ensino médio. Para o desenvolvimento deste estudo foi elaborado um curso de curta duração com carga horária de 6 horas ministrado em duas aulas com duração de 4 horas em média o Módulo 1 e 2 horas o Módulo 02. Os estudantes foram agrupados em duplas e todas as aulas foram ministradas exclusivamente para cada dupla. O material utilizado na primeira aula era composto de uma introdução ao estudo do Raciocínio à Nível de Sistema e ao Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativo WLinklt onde os alunos desenvolveram atividades expressivas sobre Dinâmica Populacional e Poluição do Ar; na segunda aula foi solicitado aos estudantes que desenvolvessem um modelo sobre o Consumo de Energia Elétrica. As atividades de desenvolvimento dos diagramas causais foram vídeo filmadas e os dados consistiram do material escrito por cada dupla durante o desenvolvimento dos diagramas causais, da representação e simulação desses diagramas no WLinklt, e da transcrição dos diálogos entre os estudantes durante o processo de construção de modelos. Os dados são de natureza qualitativa e para sua análise foi utilizada a técnica de Rede Sistêmica, onde foram considerados os aspectos relacionados ao Processo de Construção de Modelos. Os resultados sugerem que os estudantes foram capazes de construir diagramas causais com elos de retroalimentação e fazer previsão de comportamento gráfico a partir da análise desses diagramas. Os estudantes apresentaram uma série de habilidades e dificuldades durante o processo de construção dos modelos, sendo observado uma maior facilidade em fazer previsão de comportamento gráfico para o diagrama causal construído sobre Consumo de Energia Elétrica do que para Dinâmica Populacional e Poluição do Ar.
Este estudo exploratório procura investigar a construção de diagramas causais e a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativo Baseado na Metáfora de ícones WLinklt, articulando problemas da vida diária, conteúdos curriculares específicos em Ciências e atividades de modelagem e simulação de modo expressivo, com alunos do ensino médio. Para o desenvolvimento deste estudo foi elaborado um curso de curta duração com carga horária de 6 horas ministrado em duas aulas com duração de 4 horas em média o Módulo 1 e 2 horas o Módulo 02. Os estudantes foram agrupados em duplas e todas as aulas foram ministradas exclusivamente para cada dupla. O material utilizado na primeira aula era composto de uma introdução ao estudo do Raciocínio à Nível de Sistema e ao Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativo WLinklt onde os alunos desenvolveram atividades expressivas sobre Dinâmica Populacional e Poluição do Ar; na segunda aula foi solicitado aos estudantes que desenvolvessem um modelo sobre o Consumo de Energia Elétrica. As atividades de desenvolvimento dos diagramas causais foram vídeo filmadas e os dados consistiram do material escrito por cada dupla durante o desenvolvimento dos diagramas causais, da representação e simulação desses diagramas no WLinklt, e da transcrição dos diálogos entre os estudantes durante o processo de construção de modelos. Os dados são de natureza qualitativa e para sua análise foi utilizada a técnica de Rede Sistêmica, onde foram considerados os aspectos relacionados ao Processo de Construção de Modelos. Os resultados sugerem que os estudantes foram capazes de construir diagramas causais com elos de retroalimentação e fazer previsão de comportamento gráfico a partir da análise desses diagramas. Os estudantes apresentaram uma série de habilidades e dificuldades durante o processo de construção dos modelos, sendo observado uma maior facilidade em fazer previsão de comportamento gráfico para o diagrama causal construído sobre Consumo de Energia Elétrica do que para Dinâmica Populacional e Poluição do Ar.
Palavras Chave
Diagramas Causais; Tópicos de Ciências.
Diagramas Causais; Tópicos de Ciências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método