Orientação sexual para jovens do ensino médio: uma proposta motivadora, reflexiva e emancipatória
Título
Orientação sexual para jovens do ensino médio: uma proposta motivadora, reflexiva e emancipatória
Orientação sexual para jovens do ensino médio: uma proposta motivadora, reflexiva e emancipatória
Autor
Flávia Mazitelli de Oliveira
Flávia Mazitelli de Oliveira
Orientação
Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências e Letras
Faculdade de Ciências e Letras
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Araraquara/SP
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho é uma contribuição ao campo de estudo da Sexualidade e da Educação Sexual, considerando que é temática possível de ter uma prática voltada para a educação escolar. A partir da LDB de 1996, o Ministério da Educação reconheceu oficialmente a Orientação Sexual como área importante para ser desenvolvida nas escolas, porém estudos têm mostrado a fragilidade desta efetiva aplicabilidade em função do despreparo dos professores e educadores e da carência de formação especializada para os mesmos. A presente pesquisa é o resultado da aplicação de uma proposta de Orientação Sexual motivante e reflexiva em uma escola pública de uma cidade do interior paulista. O projeto foi elaborado partindo das necessidades e interesse dos alunos e alunas participantes do processo, todos da 1ª Série do Ensino Médio, utilizando-se atividades e dinâmicas de grupo em dez reuniões/encontros semanais com duração de duas horas. Os resultados obtidos apontam que programas de orientação sexual planejados sistematicamente em uma perspectiva crítica, reflexiva e emancipatória, com tempo limitado e objetivos que priorizem os aspectos subjetivos da sexualidade são bem recebidos pelos adolescentes e podem contribuir para seu crescimento afetivo e subsidiar o estabelecimento de relações mais confiantes e seguras. O projeto desenvolvido nesta pesquisa pode servir como modelo para que educadores trabalhem com orientação sexual em seus estabelecimentos de ensino, e, considerando a formação da autora em Terapia Ocupacional, também mostrou que questões de sexualidade e educação sexual podem constituir campo de atuação do Terapeuta Ocupacional.
Este trabalho é uma contribuição ao campo de estudo da Sexualidade e da Educação Sexual, considerando que é temática possível de ter uma prática voltada para a educação escolar. A partir da LDB de 1996, o Ministério da Educação reconheceu oficialmente a Orientação Sexual como área importante para ser desenvolvida nas escolas, porém estudos têm mostrado a fragilidade desta efetiva aplicabilidade em função do despreparo dos professores e educadores e da carência de formação especializada para os mesmos. A presente pesquisa é o resultado da aplicação de uma proposta de Orientação Sexual motivante e reflexiva em uma escola pública de uma cidade do interior paulista. O projeto foi elaborado partindo das necessidades e interesse dos alunos e alunas participantes do processo, todos da 1ª Série do Ensino Médio, utilizando-se atividades e dinâmicas de grupo em dez reuniões/encontros semanais com duração de duas horas. Os resultados obtidos apontam que programas de orientação sexual planejados sistematicamente em uma perspectiva crítica, reflexiva e emancipatória, com tempo limitado e objetivos que priorizem os aspectos subjetivos da sexualidade são bem recebidos pelos adolescentes e podem contribuir para seu crescimento afetivo e subsidiar o estabelecimento de relações mais confiantes e seguras. O projeto desenvolvido nesta pesquisa pode servir como modelo para que educadores trabalhem com orientação sexual em seus estabelecimentos de ensino, e, considerando a formação da autora em Terapia Ocupacional, também mostrou que questões de sexualidade e educação sexual podem constituir campo de atuação do Terapeuta Ocupacional.
Palavras Chave
Educação sexual; jovens; proposta emancipatória
Educação sexual; jovens; proposta emancipatória
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método
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