Vídeo e ensino de ciências: um olhar CTS sobre a produção dos alunos.

Título
Vídeo e ensino de ciências: um olhar CTS sobre a produção dos alunos.
Autor
Flávio Roberto Guimarães de Oliveira
Orientação
Cidoval Morais de Sousa
Instituição
UEPB
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências e Tecnologia
Ano
2010
Cidade / UF
Campina Grande/PB
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente texto expõe os resultados obtidos a partir da pesquisa cujo objetivo era analisar a produção de vídeos a partir de conteúdos relacionados ao ensino de ciências, com ênfase em física, por alunos da educação básica. A pesquisa tem natureza qualitativa, entretanto não se caracteriza lato sensu com participante ou pesquisa-ação, embora utilize elementos significativos das duas opções metodológicas. Destacam-se em todos os momentos o estímulo à participação, ao trabalho em equipe e à produção solidária. Advoga-se, como hipótese forte do trabalho o aporte CTS onde as tecnologias e/ou produtos tecnológicos permitem a produção e edição de vídeos, dominantemente a serviço da sociedade de consumo, podendo ser apropriadas pelo sistema educacional e adequadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Palavras Chave
ensino, aprendizagem CTS, vídeo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos