Vídeo e ensino de ciências: um olhar CTS sobre a produção dos alunos.
Título
Vídeo e ensino de ciências: um olhar CTS sobre a produção dos alunos.
Vídeo e ensino de ciências: um olhar CTS sobre a produção dos alunos.
Autor
Flávio Roberto Guimarães de Oliveira
Flávio Roberto Guimarães de Oliveira
Orientação
Cidoval Morais de Sousa
Cidoval Morais de Sousa
Instituição
UEPB
UEPB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências e Tecnologia
Centro de Ciências e Tecnologia
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Campina Grande/PB
Campina Grande/PB
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente texto expõe os resultados obtidos a partir da pesquisa cujo objetivo era analisar a produção de vídeos a partir de conteúdos relacionados ao ensino de ciências, com ênfase em física, por alunos da educação básica. A pesquisa tem natureza qualitativa, entretanto não se caracteriza lato sensu com participante ou pesquisa-ação, embora utilize elementos significativos das duas opções metodológicas. Destacam-se em todos os momentos o estímulo à participação, ao trabalho em equipe e à produção solidária. Advoga-se, como hipótese forte do trabalho o aporte CTS onde as tecnologias e/ou produtos tecnológicos permitem a produção e edição de vídeos, dominantemente a serviço da sociedade de consumo, podendo ser apropriadas pelo sistema educacional e adequadas ao processo de ensino e aprendizagem.
O presente texto expõe os resultados obtidos a partir da pesquisa cujo objetivo era analisar a produção de vídeos a partir de conteúdos relacionados ao ensino de ciências, com ênfase em física, por alunos da educação básica. A pesquisa tem natureza qualitativa, entretanto não se caracteriza lato sensu com participante ou pesquisa-ação, embora utilize elementos significativos das duas opções metodológicas. Destacam-se em todos os momentos o estímulo à participação, ao trabalho em equipe e à produção solidária. Advoga-se, como hipótese forte do trabalho o aporte CTS onde as tecnologias e/ou produtos tecnológicos permitem a produção e edição de vídeos, dominantemente a serviço da sociedade de consumo, podendo ser apropriadas pelo sistema educacional e adequadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Palavras Chave
ensino, aprendizagem CTS, vídeo.
ensino, aprendizagem CTS, vídeo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos