O Metabolismo energético no ensino médio: diagnóstico e proposta de ensino.

Título
O Metabolismo energético no ensino médio: diagnóstico e proposta de ensino.
Autor
Gabriel Aguiar de Oliveira
Orientação
Andrea Thompson da Poian
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Bioquímica Médica
Ano
2003
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Durante a década de 1970, descobriu-se que os alunos já possuem ideias coerentes sobre os fenômenos científicos antes de ingressar nas aulas de ciências. Estas ideias são denominadas de concepções alternativas e muitas vezes são incorretas do ponto de vista científico. Elas interagem com novas informações que são fornecidas, dificultando o processo de ensino, e podem conviver com conceitos cientificamente corretos no mesmo aluno. Em muitos casos pode inclusive ocorrer um retorno destas concepções mesmo quando o aluno já tenha aprendido cientificamente o fenômeno. No presente trabalho realizamos inicialmente um diagnóstico das concepções dos alunos dos Ensinos Médio e Fundamental a respeito do metabolismo energético. Através de questionários respondidos pelos alunos de diversos níveis escolares, descobrimos que existe uma concepção errônea, amplamente difundida, que consiste em considerar que somente a glicose pode ser utilizada nos processos de produção de ATP. Investigamos então as possíveis contribuições da escola para a sua formação. As análises de livros didáticos dos Ensinos Fundamental e Médio revelaram que há uma grande ênfase na descrição do catabolismo da glicose, em detrimento de discussões sobre os processos de integração do metabolismo, contribuindo fortemente para a formação precoce da concepção em alunos da sétima série do Ensino Fundamental, bem como para a sua manutenção ao longo do Ensino Médio. Observamos também que esta concepção errônea construída na escola convive em um mesmo aluno com outras concepções contraditórias adquiridas provavelmente no cotidiano. Identificado este problema, propusemos e testamos com sucesso uma metodologia de ensino, baseada em pressupostos construtivistas, que teve como objetivo evoluir as concepções dos alunos para concepções mais corretas cientificamente, e que contribuísse, além disso, para a compreensão do organismo de forma integrada. A partir destes resultados discutimos a hipótese da concepção encontrada ser uma concepção alternativa.
Palavras Chave
concepções alternativas, metabolismo, energético, proposta de ensino.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método