O docente e o ensino de Biologia na perspectiva CTS.
Título
O docente e o ensino de Biologia na perspectiva CTS.
O docente e o ensino de Biologia na perspectiva CTS.
Autor
Irene Motta de Oliveira
Irene Motta de Oliveira
Orientação
Deise Miranda Vianna
Deise Miranda Vianna
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Com base em documentos oficiais da educação e referenciais sobre o ensino das ciências na perspectiva da Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e na convicção de que o professor tem papel fundamental dentro dos processos de inovação desse ensino, esta dissertação tem como objeto de estudo investigar concepções sobre o ensino de Biologia e elementos presentes no relato sobre a prática pedagógica de professores de Biologia do ensino médio de quatro escolas técnicas, do município do Rio de Janeiro. Uma primeira revisão na literatura revelou que, ainda hoje, na relação entre Biologia e Tecnologia, os elementos teóricos (ciência) são hierarquicamente superiores aos elementos práticos (tecnologia). Esta problemática constitui um foco de atenção para a construção de propostas inovadoras para este ensino, uma vez que as discussões em sala de aula a respeito da tecnologia, nos seus aspectos éticos, estéticos, mercadológicos, epistemológicos, representam importantes caminhos para dimensionar o conhecimento biológico na sociedade capitalista contemporânea em sua dimensão sócio-ambiental. Apresentado desta forma o problema, questionou-se sobre as condições atuais do ensino de Biologia para a formação de um cidadão nas perspectivas do enfoque CTS. Em síntese, o objetivo geral desta pesquisa foi responder a esta questão central. Para tanto se desenvolveu uma metodologia de pesquisa teórico-empírica, descritiva, com abordagem qualitativa, apoiada em dados coletados em entrevistas com quatro docentes de cada escola envolvida. Os resultados mostram que as concepções dos sujeitos da pesquisa apontam para um quadro no qual a maioria deles apresenta a idéia de que o conhecimento científico exerce certa primazia diante de outras dimensões nas relações humanas. Além disso, a prática pedagógica, diagnosticada a partir da entrevista, encontra-se alicerçada na transmissão do conteúdo científico muitas vezes descolado das necessidades sociais. Isso nos permite concluir que ainda se tem muito que avançar na direção de uma educação que forme cidadãos aptos a participarem coletivamente das discussões a que estão implicadas a ciência, a tecnologia e suas pretensões para com a sociedade. Sendo o contexto atual bastante favorável para a elaboração de projetos nacionais de ensino de ciências com ênfase em CTS, essa investigação pretende contribuir como ferramenta para um ensino com perspectiva problematizadora e dialógica, apontando para temas atuais que proporcionam melhoria da qualidade dos saberes de Biologia ao construírem um aporte teórico.
Com base em documentos oficiais da educação e referenciais sobre o ensino das ciências na perspectiva da Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e na convicção de que o professor tem papel fundamental dentro dos processos de inovação desse ensino, esta dissertação tem como objeto de estudo investigar concepções sobre o ensino de Biologia e elementos presentes no relato sobre a prática pedagógica de professores de Biologia do ensino médio de quatro escolas técnicas, do município do Rio de Janeiro. Uma primeira revisão na literatura revelou que, ainda hoje, na relação entre Biologia e Tecnologia, os elementos teóricos (ciência) são hierarquicamente superiores aos elementos práticos (tecnologia). Esta problemática constitui um foco de atenção para a construção de propostas inovadoras para este ensino, uma vez que as discussões em sala de aula a respeito da tecnologia, nos seus aspectos éticos, estéticos, mercadológicos, epistemológicos, representam importantes caminhos para dimensionar o conhecimento biológico na sociedade capitalista contemporânea em sua dimensão sócio-ambiental. Apresentado desta forma o problema, questionou-se sobre as condições atuais do ensino de Biologia para a formação de um cidadão nas perspectivas do enfoque CTS. Em síntese, o objetivo geral desta pesquisa foi responder a esta questão central. Para tanto se desenvolveu uma metodologia de pesquisa teórico-empírica, descritiva, com abordagem qualitativa, apoiada em dados coletados em entrevistas com quatro docentes de cada escola envolvida. Os resultados mostram que as concepções dos sujeitos da pesquisa apontam para um quadro no qual a maioria deles apresenta a idéia de que o conhecimento científico exerce certa primazia diante de outras dimensões nas relações humanas. Além disso, a prática pedagógica, diagnosticada a partir da entrevista, encontra-se alicerçada na transmissão do conteúdo científico muitas vezes descolado das necessidades sociais. Isso nos permite concluir que ainda se tem muito que avançar na direção de uma educação que forme cidadãos aptos a participarem coletivamente das discussões a que estão implicadas a ciência, a tecnologia e suas pretensões para com a sociedade. Sendo o contexto atual bastante favorável para a elaboração de projetos nacionais de ensino de ciências com ênfase em CTS, essa investigação pretende contribuir como ferramenta para um ensino com perspectiva problematizadora e dialógica, apontando para temas atuais que proporcionam melhoria da qualidade dos saberes de Biologia ao construírem um aporte teórico.
Palavras Chave
ensino, Biologia, Ciência, tecnologia.
ensino, Biologia, Ciência, tecnologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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