Uma proposta de análise de livros didáticos de Ensino de Física.
Título
Uma proposta de análise de livros didáticos de Ensino de Física.
Uma proposta de análise de livros didáticos de Ensino de Física.
Ensino De Ciências E Matemática
Autor
Manoel de Araujo Oliveira
Manoel de Araujo Oliveira
Orientação
Luiz Henrique Amaral
Luiz Henrique Amaral
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O livro didático é uma importante ferramenta para o professor no Brasil. O trabalho avaliou livros didáticos de Física do Ensino Médio, publicados no período de 1998 até 2006, com base na proposta de onze (11) aspectos norteadores como indicadores para análise de livros didáticos. O trabalho apresenta, ainda, um levantamento histórico desse instrumento de trabalho do professor a fim de conhecer como o Governo Federal e os pesquisadores encaram o livro didático verificando a relação do livro didático com os novos instrumentos de aprendizagens, tais como o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no Ensino. A metodologia utilizada na análise dos livros didáticos permitiu visualizar o conteúdo dos mesmos sob diversos aspectos, em especial, aqueles relacionados à não incorporação ou indicação de; a) o uso das novas tecnologias de informação, b) objetos virtuais de aprendizagem, c) atividades experimentais práticas e d) não abordagem concreta de uma teoria de aprendizagem.
O livro didático é uma importante ferramenta para o professor no Brasil. O trabalho avaliou livros didáticos de Física do Ensino Médio, publicados no período de 1998 até 2006, com base na proposta de onze (11) aspectos norteadores como indicadores para análise de livros didáticos. O trabalho apresenta, ainda, um levantamento histórico desse instrumento de trabalho do professor a fim de conhecer como o Governo Federal e os pesquisadores encaram o livro didático verificando a relação do livro didático com os novos instrumentos de aprendizagens, tais como o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no Ensino. A metodologia utilizada na análise dos livros didáticos permitiu visualizar o conteúdo dos mesmos sob diversos aspectos, em especial, aqueles relacionados à não incorporação ou indicação de; a) o uso das novas tecnologias de informação, b) objetos virtuais de aprendizagem, c) atividades experimentais práticas e d) não abordagem concreta de uma teoria de aprendizagem.
Palavras Chave
Física, Ensino de Física, Livros didáticos
Física, Ensino de Física, Livros didáticos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos