Clube de ciências e cultura: uma alternativa para alfabetização em ciências e saúde.

Título
Clube de ciências e cultura: uma alternativa para alfabetização em ciências e saúde.
Autor
Maria Augusta Cabral de Oliveira
Orientação
Glacilda Telles de Menezes Stewien
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Saúde Pública
Ano
2001
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A educação tem sido definida como uma das formas mais eficientes de promover o desenvolvimento individual. Ela pode ter lugar tanto no âmbito escolar como fora dele, caracterizando, respectivamente, as chamadas educação formal e não-formal. Os clubes de Ciências constituem um exemplo típico de espaço não-formal para o ensino e aprendizagem, congregando educandos de forma sistemática e permanente. Neste espaço têm lugar ações educativas voltadas não só para a aquisição e ampliação de conhecimentos que fazem parte da cultura científica, como também para a formação e desenvolvimento das potencialidades de seus participantes. Assim, através de seus objetivos e estratégias, o clube permite desenvolver e completar a formação dos educandos de maneira socializada, tanto no aspecto pessoal como social e, inclusive, de cidadania. Por trabalhar não só informações, mas também habilidades e atitudes, favorece o desenvolvimento de competências. No clube, sob orientação do professor/educador, educandos de diferentes idades e bagagens organizam e conduzem pequenos projetos educativos. Este trabalho se propôs, através de uma abordagem metodológica qualitativa, aplicar, estudar e avaliar um modelo educativo de Clube de Ciências e Cultura. Este foi voltado para crianças de sete a onze anos, que freqüentavam o Centro Comunitário Santa Cruz, e que eram moradoras da favela Vila Nova Jaguaré, em S. Paulo, capital. A proposta visava a alfabetização em ciências e saúde. O programa aplicado permitiu além dos vários trabalhos, a implantação de uma horta na comunidade. Utilizando estratégias metodológicas como a observação direta, entrevistas e aplicação de questionários, verificou-se a atuação efetiva do clube na sua proposta educativa, indicando ser este um modelo adequado para intervenções educacionais, promovendo saúde e cidadania. O programa foi considerado um sucesso por segmentos da comunidade e indicadores escolhidos.
Palavras Chave
Clube de Ciências;Alfabetização em Ciências;Educ. Não-formal

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método