Clube de ciências e cultura: uma alternativa para alfabetização em ciências e saúde.
Título
Clube de ciências e cultura: uma alternativa para alfabetização em ciências e saúde.
Clube de ciências e cultura: uma alternativa para alfabetização em ciências e saúde.
Autor
Maria Augusta Cabral de Oliveira
Maria Augusta Cabral de Oliveira
Orientação
Glacilda Telles de Menezes Stewien
Glacilda Telles de Menezes Stewien
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Saúde Pública
Faculdade de Saúde Pública
Ano
2001
2001
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A educação tem sido definida como uma das formas mais eficientes de promover o desenvolvimento individual. Ela pode ter lugar tanto no âmbito escolar como fora dele, caracterizando, respectivamente, as chamadas educação formal e não-formal. Os clubes de Ciências constituem um exemplo típico de espaço não-formal para o ensino e aprendizagem, congregando educandos de forma sistemática e permanente. Neste espaço têm lugar ações educativas voltadas não só para a aquisição e ampliação de conhecimentos que fazem parte da cultura científica, como também para a formação e desenvolvimento das potencialidades de seus participantes. Assim, através de seus objetivos e estratégias, o clube permite desenvolver e completar a formação dos educandos de maneira socializada, tanto no aspecto pessoal como social e, inclusive, de cidadania. Por trabalhar não só informações, mas também habilidades e atitudes, favorece o desenvolvimento de competências. No clube, sob orientação do professor/educador, educandos de diferentes idades e bagagens organizam e conduzem pequenos projetos educativos. Este trabalho se propôs, através de uma abordagem metodológica qualitativa, aplicar, estudar e avaliar um modelo educativo de Clube de Ciências e Cultura. Este foi voltado para crianças de sete a onze anos, que freqüentavam o Centro Comunitário Santa Cruz, e que eram moradoras da favela Vila Nova Jaguaré, em S. Paulo, capital. A proposta visava a alfabetização em ciências e saúde. O programa aplicado permitiu além dos vários trabalhos, a implantação de uma horta na comunidade. Utilizando estratégias metodológicas como a observação direta, entrevistas e aplicação de questionários, verificou-se a atuação efetiva do clube na sua proposta educativa, indicando ser este um modelo adequado para intervenções educacionais, promovendo saúde e cidadania. O programa foi considerado um sucesso por segmentos da comunidade e indicadores escolhidos.
A educação tem sido definida como uma das formas mais eficientes de promover o desenvolvimento individual. Ela pode ter lugar tanto no âmbito escolar como fora dele, caracterizando, respectivamente, as chamadas educação formal e não-formal. Os clubes de Ciências constituem um exemplo típico de espaço não-formal para o ensino e aprendizagem, congregando educandos de forma sistemática e permanente. Neste espaço têm lugar ações educativas voltadas não só para a aquisição e ampliação de conhecimentos que fazem parte da cultura científica, como também para a formação e desenvolvimento das potencialidades de seus participantes. Assim, através de seus objetivos e estratégias, o clube permite desenvolver e completar a formação dos educandos de maneira socializada, tanto no aspecto pessoal como social e, inclusive, de cidadania. Por trabalhar não só informações, mas também habilidades e atitudes, favorece o desenvolvimento de competências. No clube, sob orientação do professor/educador, educandos de diferentes idades e bagagens organizam e conduzem pequenos projetos educativos. Este trabalho se propôs, através de uma abordagem metodológica qualitativa, aplicar, estudar e avaliar um modelo educativo de Clube de Ciências e Cultura. Este foi voltado para crianças de sete a onze anos, que freqüentavam o Centro Comunitário Santa Cruz, e que eram moradoras da favela Vila Nova Jaguaré, em S. Paulo, capital. A proposta visava a alfabetização em ciências e saúde. O programa aplicado permitiu além dos vários trabalhos, a implantação de uma horta na comunidade. Utilizando estratégias metodológicas como a observação direta, entrevistas e aplicação de questionários, verificou-se a atuação efetiva do clube na sua proposta educativa, indicando ser este um modelo adequado para intervenções educacionais, promovendo saúde e cidadania. O programa foi considerado um sucesso por segmentos da comunidade e indicadores escolhidos.
Palavras Chave
Clube de Ciências;Alfabetização em Ciências;Educ. Não-formal
Clube de Ciências;Alfabetização em Ciências;Educ. Não-formal
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade, Geral
Saúde e Sexualidade, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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