A influência de um programa educativo sobre a higiene buco-dental de pré-escolares.

Título
A influência de um programa educativo sobre a higiene buco-dental de pré-escolares.
Educação
Autor
Maria Waldenez de Oliveira
Orientação
Júlio César Coelho de Rose
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Educação e de Ciências Humanas
Ano
1996
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa teve como ponto de partida o seguinte problema: é possível influenciar a aquisição de comportamentos de higiene buco-dental do pré-escolar com um programa educativo desenvolvido na pré-escola que una a aquisição de conceitos e treinamento de habilidades, proponha a percepção corporal como pré-requisito do cuidado corporal, e priorize a atividade e seus aspectos lúdicos Seus objetivos foram: 1) detectar, após a implementação de um programa de ensino voltado a prevenção de cáries e doença Periodontal em crianças pré-escolares, aquisições de comportamentos que se relacionem a aprendizagens decorrentes do programa; 2) avaliar até que ponto o método de ensino que envolvam reelaboração de conceitos mesclados com treino de habilidades são mais eficientes do que cada um deles isoladamente. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal Infantil de São Carlos, com 26 crianças entre 5 e 6 anos de idade. Foi realizado em programa de ensino em dois blocos: 1) um programa amplo de atividades para a elaboração de conceitos e introdução a alguns treinos de habilidades, realizado com a classe toda; 2) treino de habilidades específicas, em grupos. Antes e após o programa foram realizados testes para observação do desempenho das crianças durante a escovação em relação a abrangência de superfícies dentárias, execução de movimentos e tempo despendido. Durante a implementação do programa foram levantados dados para a avaliação das atividades em relação à participação das crianças, seu conhecimento sobre o tema e quais conceitos essas atividades permitiam que fossem elaborados ou reelaborados. Os dados obtidos no pré e pós-teste sugerem progressos seja nas classes quanto nos grupos, apontando a validade de um programa que conjuga treinamento de habilidades com a elaboração de conceitos. Os treinos específicos possibilitaram o ensino e a avaliação imediata de habilidades, criança-a-criança. O programa de ensino com a classe toda propiciou a verificação dos conceitos e representações das crianças acerca dos dentes, da multi determinação da carie e formas de prevenção, bem como a descoberta de aspectos de sua vida cotidiana.
Palavras Chave
Higiene Dental; Pré-Escolares; Ensino e Aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método