O ensino de Ciências Morfológicas: uma proposta de intervenção.
Título
O ensino de Ciências Morfológicas: uma proposta de intervenção.
O ensino de Ciências Morfológicas: uma proposta de intervenção.
Autor
Marizane Almeida de Oliveira
Marizane Almeida de Oliveira
Orientação
Jussara Rocha Ferreira
Jussara Rocha Ferreira
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Ciências Biológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O ensino de Ciências Morfológicas foi trabalhado como uma proposta de intervenção educativa na educação de jovens e adultos no ensino noturno com o propósito de diagnosticar os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos. A coleta dos dados aconteceu no período de agosto de 2002 a maio de 2003. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva enquadrando-se como estudo de caso observacional. As fontes de evidências utilizadas foram documentação, registro de arquivos, entrevistas e observações diretas, observações participantes e artefatos físicos. A análise dos dados revelou, na escola em foco, uma organização adequada em termos de infra-estrutura. Ficou caracterizado que o ensino noturno de Ciências Morfológicas está desmotivado, por vários aspectos: alunos cansados; desmotivação do corpo docente; relação ensinar/aprender pouco interativa; ensino com modelo centrado na figura do professor; conteúdos colocados sem vinculação com o cotidiano do aluno. Pode-se concluir que embora a Secretaria Municipal da Educação tenha uma proposta atual de educação inclusora, vendo no professor um motivador, este projeto não surtiu no caso estudado, reflexo na prática. Embora o estímulo à capacitação docente exista e as condições de infra-estrutura sejam boas, a ambiência escolar permanece inalterada em relação à política de educação participativa. Acreditamos ser necessário adequar os conteúdos curriculares em função da realidade vivida pelos alunos, tendo o professor a função de motivar uma pedagogia participativa por parte do aluno, uma vez que "falatórios teóricos" não têm nenhum significado para os estudantes de ensino noturno, como no caso deste estudo.
O ensino de Ciências Morfológicas foi trabalhado como uma proposta de intervenção educativa na educação de jovens e adultos no ensino noturno com o propósito de diagnosticar os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos. A coleta dos dados aconteceu no período de agosto de 2002 a maio de 2003. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva enquadrando-se como estudo de caso observacional. As fontes de evidências utilizadas foram documentação, registro de arquivos, entrevistas e observações diretas, observações participantes e artefatos físicos. A análise dos dados revelou, na escola em foco, uma organização adequada em termos de infra-estrutura. Ficou caracterizado que o ensino noturno de Ciências Morfológicas está desmotivado, por vários aspectos: alunos cansados; desmotivação do corpo docente; relação ensinar/aprender pouco interativa; ensino com modelo centrado na figura do professor; conteúdos colocados sem vinculação com o cotidiano do aluno. Pode-se concluir que embora a Secretaria Municipal da Educação tenha uma proposta atual de educação inclusora, vendo no professor um motivador, este projeto não surtiu no caso estudado, reflexo na prática. Embora o estímulo à capacitação docente exista e as condições de infra-estrutura sejam boas, a ambiência escolar permanece inalterada em relação à política de educação participativa. Acreditamos ser necessário adequar os conteúdos curriculares em função da realidade vivida pelos alunos, tendo o professor a função de motivar uma pedagogia participativa por parte do aluno, uma vez que "falatórios teóricos" não têm nenhum significado para os estudantes de ensino noturno, como no caso deste estudo.
Palavras Chave
proposta pedagógica; Estudo de Ciências; ensino fundamental, EJA.
proposta pedagógica; Estudo de Ciências; ensino fundamental, EJA.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método