Produção e avaliação de uma cartilha sobre o uso de cores em imagens no ensino de Ciências.
Título
Produção e avaliação de uma cartilha sobre o uso de cores em imagens no ensino de Ciências.
Produção e avaliação de uma cartilha sobre o uso de cores em imagens no ensino de Ciências.
Autor
Natália Maria França de Oliveira
Natália Maria França de Oliveira
Orientação
Francisco Ângelo Coutinho
Francisco Ângelo Coutinho
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O uso de imagens se disseminou em nossa cultura, com especial papel nos meios educacionais. No livro didático, por exemplo, não somente ilustram o conteúdo, mas muitas vezes é o próprio conteúdo. Pesquisas mostram que imagens são mais lembradas do que a linguagem escrita e oral sendo, portanto, facilitadoras do processo de aprendizagem. Estudos sobre o uso das cores na mídia indicam que a cor comunica, informa, favorece a construção de significados e exerce grande influência na memorização. O trabalho aqui apresentado teve como objetivo a produção e avaliação de uma cartilha sobre o uso de cores em imagens no Ensino de Ciências através da análise da influência das cores na identificação e interpretação de imagens sobre o processo da cadeia alimentar. A pesquisa foi realizada com três grupos, totalizando 60 alunos da 6ª série, por meio de entrevista individual e oral, que consistiu na apresentação de quatro imagens em cores amarelo, vermelho, verde e violeta, representando o processo da cadeia alimentar aos grupos 1 e 2. Aos entrevistados do grupo 3, foi apresentada a imagem da cadeia alimentar para o aluno escolher uma ou duas das cores: amarelo, vermelho, verde e violeta, para colorir a imagem. A análise dos dados consistiu na escuta das sessenta entrevistas, com apreciação, inclusive, das falas dos sujeitos dessa pesquisa, participantes dos grupos 2 e 3. No grupo 1 foi analisada a imagem que o aluno escolheria e não escolheria para interpretar e sua justificativa. No grupo 2 foi analisada a imagem que o aluno escolheu e sua justificativa, procurando observar a identificação do processo da cadeia alimentar na escolha da imagem, a identificação e interpretação correta / incorreta da imagem e também o registro do tempo gasto na interpretação do processo da cadeia alimentar. Já no grupo 3, foram analisadas as cores escolhidas pelos alunos para colorirem, a justificativa da escolha, a identificação e explicação correta/incorreta do processo da cadeia alimentar. Os resultados apontam a influência das cores na identificação e interpretação da imagem apresentada aos alunos. O estudo conclui que a cor que permitiu uma identificação do processo da cadeia alimentar na escolha da imagem e interpretação mais rápida foi o amarelo. As cores vermelho e amarelo são as mais chamativas, por isso houve a preferência em escolher essas imagens para interpretarem. Já para colorir a imagem, as cores ideais são o verde e vermelho, pois além de serem cores complementares, estão relacionadas com a cadeia alimentar apresentada na imagem. Assim, estudos da influência das cores na identificação e interpretação de imagens, e de seus usos no livro didático podem contribuir como estratégias para o processo de ensino/aprendizagem.
O uso de imagens se disseminou em nossa cultura, com especial papel nos meios educacionais. No livro didático, por exemplo, não somente ilustram o conteúdo, mas muitas vezes é o próprio conteúdo. Pesquisas mostram que imagens são mais lembradas do que a linguagem escrita e oral sendo, portanto, facilitadoras do processo de aprendizagem. Estudos sobre o uso das cores na mídia indicam que a cor comunica, informa, favorece a construção de significados e exerce grande influência na memorização. O trabalho aqui apresentado teve como objetivo a produção e avaliação de uma cartilha sobre o uso de cores em imagens no Ensino de Ciências através da análise da influência das cores na identificação e interpretação de imagens sobre o processo da cadeia alimentar. A pesquisa foi realizada com três grupos, totalizando 60 alunos da 6ª série, por meio de entrevista individual e oral, que consistiu na apresentação de quatro imagens em cores amarelo, vermelho, verde e violeta, representando o processo da cadeia alimentar aos grupos 1 e 2. Aos entrevistados do grupo 3, foi apresentada a imagem da cadeia alimentar para o aluno escolher uma ou duas das cores: amarelo, vermelho, verde e violeta, para colorir a imagem. A análise dos dados consistiu na escuta das sessenta entrevistas, com apreciação, inclusive, das falas dos sujeitos dessa pesquisa, participantes dos grupos 2 e 3. No grupo 1 foi analisada a imagem que o aluno escolheria e não escolheria para interpretar e sua justificativa. No grupo 2 foi analisada a imagem que o aluno escolheu e sua justificativa, procurando observar a identificação do processo da cadeia alimentar na escolha da imagem, a identificação e interpretação correta / incorreta da imagem e também o registro do tempo gasto na interpretação do processo da cadeia alimentar. Já no grupo 3, foram analisadas as cores escolhidas pelos alunos para colorirem, a justificativa da escolha, a identificação e explicação correta/incorreta do processo da cadeia alimentar. Os resultados apontam a influência das cores na identificação e interpretação da imagem apresentada aos alunos. O estudo conclui que a cor que permitiu uma identificação do processo da cadeia alimentar na escolha da imagem e interpretação mais rápida foi o amarelo. As cores vermelho e amarelo são as mais chamativas, por isso houve a preferência em escolher essas imagens para interpretarem. Já para colorir a imagem, as cores ideais são o verde e vermelho, pois além de serem cores complementares, estão relacionadas com a cadeia alimentar apresentada na imagem. Assim, estudos da influência das cores na identificação e interpretação de imagens, e de seus usos no livro didático podem contribuir como estratégias para o processo de ensino/aprendizagem.
Palavras Chave
imagem, ensino de Ciências, influência das cores no ensino.
imagem, ensino de Ciências, influência das cores no ensino.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos