Possibilidades da escrita no avanço do senso comum para o saber científico na 8ª série do ensino fundamental

Título
Possibilidades da escrita no avanço do senso comum para o saber científico na 8ª série do ensino fundamental
Autor
Odissea Boaventura de Oliveira
Orientação
Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta pesquisa parte de uma proposta de ensino com o tema energia, ministrada a alunos de 8ª série do ensino fundamental, enfocando principalmente atividades de leitura de textos variados e escrita de gêneros como carta, diário, relato e conto. Tendo por objetivo identificar nessas produções princípios de autoria, procura discutir a escrita como uma atividade que devidamente dimensionada pode ser utilizada no ensino das Ciências como possibilitadora da expressão do pensamento dos estudantes. Os principais referenciais teóricos que guiaram esse trabalho foram os da Análise de Discurso, representada por Eni Orlandi, principalmente a noção de autoria e de gênero escrito. Também se pauta em algumas idéias de Bachelard, principalmente a noção de continuidade - ruptura e na compreensão dessas idéias manifestas em trabalhos de Alice Lopes e Maria Eduarda Santos. A conclusão a que se chega com esse trabalho é que a escrita pode possibilitar ao aluno a conscientização de suas idéias, levá-lo a analisar, estruturar e até a apropriar-se de um pensamento mais abstrato, mas há que se ressaltar que o gênero adotado para isso é o que permite as manifestações do pensamento sem a preocupação iminente de atender unicamente às exigências e preferências do professor.
Palavras Chave
Escrita; Autoria; Conhecimento Científico; Conhecimento Com

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno