O uso de analogias e modelos no ensino do Equilíbrio Químico
Título
O uso de analogias e modelos no ensino do Equilíbrio Químico
O uso de analogias e modelos no ensino do Equilíbrio Químico
Autor
Ricardo Luiz de Oliveira
Ricardo Luiz de Oliveira
Orientação
Paulo Augusto Netz
Paulo Augusto Netz
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
As analogias e os modelos são destacados por vários autores como ferramentas valiosas no processo de ensino e aprendizagem e podem ser alternativas para a melhoria da qualidade do ensino na sala de aula e para a melhor compreensão de conceitos. Neste trabalho procuramos investigar o papel do uso das analogias e modelos para compreensão e formação adequada dos conceitos científicos no contexto do ensino de Equilíbrio Químico no Ensino Médio. Buscando evitar o reforço de concepções alternativas, este uso deve ser sistemático e consciente. Assim, usamos uma metodologia consagrada na literatura, o método TWA (teaching with analogies). Este estudo foi aplicado em quatro turmas pertencentes a duas escolas: uma escola técnica profissionalizante e uma escola de ensino médio regular. Em cada escola, foi escolhida uma turma onde foi aplicada uma apostila seguindo a metodologia TWA e uma turma controle, com uma apostila elaborada sem o uso de analogias. Foram aplicados questionários pra avaliação dos perfis das turmas, bem como prétestes e pós-testes a todas as turmas, com o intuito de determinar a evolução conceitual e investigar o papel do uso de analogias nesta evolução. Os principais resultados apontam para uma eficácia desta metodologia no que toca aos aspectos relacionados à representação gráfica e ao comportamento da concentração em função do tempo, em ambas as turmas. A metodologia se mostrou mais eficaz na turma do ensino profissionalizante, onde também os aspectos interpretação conceitual, representação microscópica e construção de analogias e modelos foram favorecidos. Além disso, constataram-se diversas dificuldades dos alunos na produção e exploração de analogias e modelos, que parecem estar estreitamente relacionadas com a falta de conhecimentos do tópico em estudo (domínio alvo) e com o desconhecimento do funcionamento de alguns dos análogos e modelos escolhidos. Os resultados mostraram que, embora a evolução, em ambas as escolas, seja maior nas turmas que usaram a metodologia de ensino com o uso de analogias, a diferença é significativamente maior na escola de ensino profissionalizante.
As analogias e os modelos são destacados por vários autores como ferramentas valiosas no processo de ensino e aprendizagem e podem ser alternativas para a melhoria da qualidade do ensino na sala de aula e para a melhor compreensão de conceitos. Neste trabalho procuramos investigar o papel do uso das analogias e modelos para compreensão e formação adequada dos conceitos científicos no contexto do ensino de Equilíbrio Químico no Ensino Médio. Buscando evitar o reforço de concepções alternativas, este uso deve ser sistemático e consciente. Assim, usamos uma metodologia consagrada na literatura, o método TWA (teaching with analogies). Este estudo foi aplicado em quatro turmas pertencentes a duas escolas: uma escola técnica profissionalizante e uma escola de ensino médio regular. Em cada escola, foi escolhida uma turma onde foi aplicada uma apostila seguindo a metodologia TWA e uma turma controle, com uma apostila elaborada sem o uso de analogias. Foram aplicados questionários pra avaliação dos perfis das turmas, bem como prétestes e pós-testes a todas as turmas, com o intuito de determinar a evolução conceitual e investigar o papel do uso de analogias nesta evolução. Os principais resultados apontam para uma eficácia desta metodologia no que toca aos aspectos relacionados à representação gráfica e ao comportamento da concentração em função do tempo, em ambas as turmas. A metodologia se mostrou mais eficaz na turma do ensino profissionalizante, onde também os aspectos interpretação conceitual, representação microscópica e construção de analogias e modelos foram favorecidos. Além disso, constataram-se diversas dificuldades dos alunos na produção e exploração de analogias e modelos, que parecem estar estreitamente relacionadas com a falta de conhecimentos do tópico em estudo (domínio alvo) e com o desconhecimento do funcionamento de alguns dos análogos e modelos escolhidos. Os resultados mostraram que, embora a evolução, em ambas as escolas, seja maior nas turmas que usaram a metodologia de ensino com o uso de analogias, a diferença é significativamente maior na escola de ensino profissionalizante.
Palavras Chave
Equilíbrio Químico, Analogias e Modelos no Ensino
Equilíbrio Químico, Analogias e Modelos no Ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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