A Física dentro da Tecnologia: Uma introdução ao Eletromagnetismo através de um Disco Rígido
Título
A Física dentro da Tecnologia: Uma introdução ao Eletromagnetismo através de um Disco Rígido
A Física dentro da Tecnologia: Uma introdução ao Eletromagnetismo através de um Disco Rígido
Ensino de Física
Autor
Ricardo Vescovi de Oliveira
Ricardo Vescovi de Oliveira
Orientação
Naira Maria Balzaretti
Naira Maria Balzaretti
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
IF
IF
Ano
2006
2006
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas, no terceiro ano do Ensino Médio, a qual explora a tecnologia que nos rodeia. Consideramos as especificidades dessa série, quanto ao desenvolvimento cognitivo do aluno e quanto ao que é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. O tema escolhido foi estudar o Eletromagnetismo Clássico a partir do funcionamento de um disco rígido (HD) de computador. Abordamos este tema de forma interdisciplinar, possibilitando a técnica da Reconciliação Integrativa, segundo a teoria de aprendizagem de David Ausubel, por meio da desmontagem e remontagem de um disco rígido. A partir de um HD, trabalhamos os conceitos de campo eletromagnético e a relação entre este campo e a corrente elétrica, o que possibilitou relacionar os conceitos teóricos a algumas aplicações atuais. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de terceiro ano regular e em uma turma de educação para jovens e adultos. O nível de satisfação dos estudantes, em ambos os casos, foi muito bom, apesar das realidades e dos graus de dificuldade para realização do trabalho serem distintos. Com o objetivo de facilitar a aplicabilidade desta proposta por outros professores e de garantir material viável e acessível a todas as escolas, com bons resultados experimentais, apresentamos uma descrição detalhada dos procedimentos que realizamos, incluindo um TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR.
Este trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas, no terceiro ano do Ensino Médio, a qual explora a tecnologia que nos rodeia. Consideramos as especificidades dessa série, quanto ao desenvolvimento cognitivo do aluno e quanto ao que é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. O tema escolhido foi estudar o Eletromagnetismo Clássico a partir do funcionamento de um disco rígido (HD) de computador. Abordamos este tema de forma interdisciplinar, possibilitando a técnica da Reconciliação Integrativa, segundo a teoria de aprendizagem de David Ausubel, por meio da desmontagem e remontagem de um disco rígido. A partir de um HD, trabalhamos os conceitos de campo eletromagnético e a relação entre este campo e a corrente elétrica, o que possibilitou relacionar os conceitos teóricos a algumas aplicações atuais. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de terceiro ano regular e em uma turma de educação para jovens e adultos. O nível de satisfação dos estudantes, em ambos os casos, foi muito bom, apesar das realidades e dos graus de dificuldade para realização do trabalho serem distintos. Com o objetivo de facilitar a aplicabilidade desta proposta por outros professores e de garantir material viável e acessível a todas as escolas, com bons resultados experimentais, apresentamos uma descrição detalhada dos procedimentos que realizamos, incluindo um TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR.
Palavras Chave
tecnologia, eletromagnetismo, ensino médio, proposta de ensino
tecnologia, eletromagnetismo, ensino médio, proposta de ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método