O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: compreendendo discursos de professoras-alunas do curso de Pedagogia Cidadã.

Título
O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: compreendendo discursos de professoras-alunas do curso de Pedagogia Cidadã.
Autor
Rosemary Rodrigues de Oliveira
Orientação
Renato Eugenio da Silva Diniz
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2007
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente estudo objetivou investigar qual o discurso que sustenta a prática pedagógica do professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e sua relevância para a Prática de Ensino de Ciências, analisando os conflitos, dificuldades e elementos estimuladores que aparecem a esse professor, ressaltando a intencionalidade existente em suas escolhas, evidenciando os fatores sócioideológicos que operam no trabalho docente, tornando o professor ora resistente, ora aberto a mudanças. Dentro da busca pelo cumprimento dos objetivos propostos, essa investigação foi guiada sob dois eixos centrais: a identificação dos saberes e conhecimentos docentes sob a perspectiva proposta por Tardif (2002) e a explicitação dos discursos acerca da prática cotidiana de Ciências como o meio pelo qual os professores apropriam-se e ressignificam esses saberes, transformando-o em prática pedagógica, subsidiado pelo referencial teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como metodologia de coleta de dados, as entrevistas foram desenvolvidas a partir de um roteiro elaborado com 10 perguntas, aplicado de modo flexível, pois, de acordo com Lüdke e André (2001), “a entrevista semiestruturada se desenrola a partir de um esquema básico, porém não aplicado rigidamente, permitindo que o entrevistador faça as necessárias adaptações". Os resultados indicam que dentre os elementos observados nas análises os que mais se destacaram relacionam-se aos tipos de discurso pedagógico proferido pelas professoras em suas falas - autoritário e polêmico - e à relação destes com o contexto histórico-ideológico e a tendência, por parte do docente, a maior valorização de saberes experienciais. Em relação aos fatores histórico-ideológicos algumas marcas nos discursos dos sujeitos investigados indicam fatores “externos” à sala de aula como possíveis fatores intervenientes (elementos estimuladores, conflitos ou dificuldades) na prática pedagógica. No que tange às orientações presentes nos documentos oficiais, observa-se que discurso do professor não é necessariamente o dele, são vozes outras que dizem de outro lugar e se camuflam nas destes sujeitos. Considera-se ainda, através da análise do discurso das professoras, que os saberes docentes são fortemente influenciados pela questão do tempo. O tempo de atuação profissional, bem como a capacidade de se colocar nesse tempo como sujeito histórico, elaborando resgates e tecendo comparações, é um importante fator na ressignificação de saberes. Ainda mais se aliado a uma prática de trabalho que permita a instalação de um permanente estado de reflexão sobre a prática cotidiana. Não existe um só sentido ou verdades absolutas, investigações mais profundas utilizando o referencial da Análise de Discurso, podem ser estendidas no sentido de analisar nas falas dos professores, num outro recorte, as formações discursivas e ideológicas presentes em seus discursos. Os fatores histórico-ideológicos atuam de modo a gerar no professor predisposição em desenvolver ou não mudanças em sua prática pedagógica.
Palavras Chave
discurso pedagógico, saberes docentes.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor