O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: compreendendo discursos de professoras-alunas do curso de Pedagogia Cidadã.
Título
O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: compreendendo discursos de professoras-alunas do curso de Pedagogia Cidadã.
O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: compreendendo discursos de professoras-alunas do curso de Pedagogia Cidadã.
Autor
Rosemary Rodrigues de Oliveira
Rosemary Rodrigues de Oliveira
Orientação
Renato Eugenio da Silva Diniz
Renato Eugenio da Silva Diniz
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente estudo objetivou investigar qual o discurso que sustenta a prática pedagógica do professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e sua relevância para a Prática de Ensino de Ciências, analisando os conflitos, dificuldades e elementos estimuladores que aparecem a esse professor, ressaltando a intencionalidade existente em suas escolhas, evidenciando os fatores sócioideológicos que operam no trabalho docente, tornando o professor ora resistente, ora aberto a mudanças. Dentro da busca pelo cumprimento dos objetivos propostos, essa investigação foi guiada sob dois eixos centrais: a identificação dos saberes e conhecimentos docentes sob a perspectiva proposta por Tardif (2002) e a explicitação dos discursos acerca da prática cotidiana de Ciências como o meio pelo qual os professores apropriam-se e ressignificam esses saberes, transformando-o em prática pedagógica, subsidiado pelo referencial teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como metodologia de coleta de dados, as entrevistas foram desenvolvidas a partir de um roteiro elaborado com 10 perguntas, aplicado de modo flexível, pois, de acordo com Lüdke e André (2001), “a entrevista semiestruturada se desenrola a partir de um esquema básico, porém não aplicado rigidamente, permitindo que o entrevistador faça as necessárias adaptações". Os resultados indicam que dentre os elementos observados nas análises os que mais se destacaram relacionam-se aos tipos de discurso pedagógico proferido pelas professoras em suas falas - autoritário e polêmico - e à relação destes com o contexto histórico-ideológico e a tendência, por parte do docente, a maior valorização de saberes experienciais. Em relação aos fatores histórico-ideológicos algumas marcas nos discursos dos sujeitos investigados indicam fatores “externos” à sala de aula como possíveis fatores intervenientes (elementos estimuladores, conflitos ou dificuldades) na prática pedagógica. No que tange às orientações presentes nos documentos oficiais, observa-se que discurso do professor não é necessariamente o dele, são vozes outras que dizem de outro lugar e se camuflam nas destes sujeitos. Considera-se ainda, através da análise do discurso das professoras, que os saberes docentes são fortemente influenciados pela questão do tempo. O tempo de atuação profissional, bem como a capacidade de se colocar nesse tempo como sujeito histórico, elaborando resgates e tecendo comparações, é um importante fator na ressignificação de saberes. Ainda mais se aliado a uma prática de trabalho que permita a instalação de um permanente estado de reflexão sobre a prática cotidiana. Não existe um só sentido ou verdades absolutas, investigações mais profundas utilizando o referencial da Análise de Discurso, podem ser estendidas no sentido de analisar nas falas dos professores, num outro recorte, as formações discursivas e ideológicas presentes em seus discursos. Os fatores histórico-ideológicos atuam de modo a gerar no professor predisposição em desenvolver ou não mudanças em sua prática pedagógica.
O presente estudo objetivou investigar qual o discurso que sustenta a prática pedagógica do professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e sua relevância para a Prática de Ensino de Ciências, analisando os conflitos, dificuldades e elementos estimuladores que aparecem a esse professor, ressaltando a intencionalidade existente em suas escolhas, evidenciando os fatores sócioideológicos que operam no trabalho docente, tornando o professor ora resistente, ora aberto a mudanças. Dentro da busca pelo cumprimento dos objetivos propostos, essa investigação foi guiada sob dois eixos centrais: a identificação dos saberes e conhecimentos docentes sob a perspectiva proposta por Tardif (2002) e a explicitação dos discursos acerca da prática cotidiana de Ciências como o meio pelo qual os professores apropriam-se e ressignificam esses saberes, transformando-o em prática pedagógica, subsidiado pelo referencial teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como metodologia de coleta de dados, as entrevistas foram desenvolvidas a partir de um roteiro elaborado com 10 perguntas, aplicado de modo flexível, pois, de acordo com Lüdke e André (2001), “a entrevista semiestruturada se desenrola a partir de um esquema básico, porém não aplicado rigidamente, permitindo que o entrevistador faça as necessárias adaptações". Os resultados indicam que dentre os elementos observados nas análises os que mais se destacaram relacionam-se aos tipos de discurso pedagógico proferido pelas professoras em suas falas - autoritário e polêmico - e à relação destes com o contexto histórico-ideológico e a tendência, por parte do docente, a maior valorização de saberes experienciais. Em relação aos fatores histórico-ideológicos algumas marcas nos discursos dos sujeitos investigados indicam fatores “externos” à sala de aula como possíveis fatores intervenientes (elementos estimuladores, conflitos ou dificuldades) na prática pedagógica. No que tange às orientações presentes nos documentos oficiais, observa-se que discurso do professor não é necessariamente o dele, são vozes outras que dizem de outro lugar e se camuflam nas destes sujeitos. Considera-se ainda, através da análise do discurso das professoras, que os saberes docentes são fortemente influenciados pela questão do tempo. O tempo de atuação profissional, bem como a capacidade de se colocar nesse tempo como sujeito histórico, elaborando resgates e tecendo comparações, é um importante fator na ressignificação de saberes. Ainda mais se aliado a uma prática de trabalho que permita a instalação de um permanente estado de reflexão sobre a prática cotidiana. Não existe um só sentido ou verdades absolutas, investigações mais profundas utilizando o referencial da Análise de Discurso, podem ser estendidas no sentido de analisar nas falas dos professores, num outro recorte, as formações discursivas e ideológicas presentes em seus discursos. Os fatores histórico-ideológicos atuam de modo a gerar no professor predisposição em desenvolver ou não mudanças em sua prática pedagógica.
Palavras Chave
discurso pedagógico, saberes docentes.
discurso pedagógico, saberes docentes.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor