Temas de anatomia e fisiologia humana no ensino fundamental: proposta de uma metodologia alternativa envolvendo a construção de modelos

Título
Temas de anatomia e fisiologia humana no ensino fundamental: proposta de uma metodologia alternativa envolvendo a construção de modelos
Autor
Rosemary Rodrigues de Oliveira
Orientação
Mara Alice Fernandes de Abreu
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2000
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Com base no ensino de Ciências que se propõe a ser construtivista e de acordo com a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que sugerem a abordagem de textos de forma integradora, relacionando as estruturas e o seu funcionamento nos processos vitais e ainda, considerando-se que nos livros-texto, como na maioria do material utilizado como recurso didático não se dispõe da visão tridimensional das estruturas a serem estudadas, foi desenvolvida proposta de ensino que se utilizou de atividades de construção de modelos anatômicos pelos próprios alunos, transcorridos dentro de uma oficina de Ciências. Essa proposta objetivou a construção de conceitos estruturais corretos, o mais próximo da realidade, capazes de fundamentar a compreensão da anatomia funcional do corpo humano, propiciar a evolução do conhecimento a ser construído pelo aluno, privilegiando sua ação de modo a torná-lo mais autônomo e capaz de relacionar acontecimentos percebendo semelhanças e diferenças e ainda, desenvolver material para o acervo pedagógico da escola. As atividades de construção dos modelos foram realizadas com turmas das 6 ª e 7ª séries do ensino fundamental, com idades entre 11 e 14 anos, em escolas da rede oficial e particular de ensino, com duração de 16 horas. A metodologia previu a pesquisa dos conhecimentos prévios, seguida da instalação do conflito cognitivo, com o objetivo de se gerar insatisfação em relação a esses conhecimentos, e estabelecer uma situação problema para estes alunos, que ainda não haviam estudado o assunto a ser desenvolvido na oficina. Os modelos foram construídos com material alternativo sugerido pelos próprios alunos, com a ajuda de textos e figuras explicativas das estruturas anatômicas a serem estudadas, obedecendo ao critério de similaridade, aparência e consistência. Após a realização da experiência pedagógica, os conhecimentos desenvolvidos durante a oficina de Ciências foram avaliados comparativamente com aqueles que compunham o conhecimento prévio da amostra, de modo a possibilitar a construção de padrões conceituais estabelecidos através da análise da ocorrência da evolução da aprendizagem. Com base nos estágios de arranjo, coerência, organização, articulação e homogeneidade, as idéias dos alunos foram utilizadas na elaboração de categorias constituídas a partir de um critério progressivo da menor para a maior complexidade. Os resultados expressaram evolução conceitual para a amostra, da ordem de 68%. Depois de 6 meses, quando submetidos a uma nova avaliação, relacionada a uma análise comparativa dos testes aplicados anteriormente, verificou-se que os alunos expressavam suas falhas, justificando-as, reorganizaram seus conceitos, indicando evolução dos mesmos atendendo aos objetivos previstos nessa proposta pedagógica.
Palavras Chave
Modelo Anatômicos;Ensino de Ciências;Metodologia Alternativa

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método