Abordagem do Tema Transversal Meio Ambiente nas Escolas Municipais Rurais em Uberaba-MG.
Título
Abordagem do Tema Transversal Meio Ambiente nas Escolas Municipais Rurais em Uberaba-MG.
Abordagem do Tema Transversal Meio Ambiente nas Escolas Municipais Rurais em Uberaba-MG.
Autor
Sandra Maria Sousa De Oliveira
Sandra Maria Sousa De Oliveira
Orientação
Akiko Santos
Akiko Santos
Instituição
UFRRJ
UFRRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Agronomia
Instituto de Agronomia
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Seropédica/RJ
Seropédica/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
As questões ambientais e o desenvolvimento sustentável não podem ser obra de poucos, exigem a contribuição e a dedicação de todos e de cada um. Por isso, é essencial que todos possuam os meios começando pela educação que lhes permitam participar da construção de um futuro sustentável. O presente estudo focaliza o tema transversal educação ambiental que, pela sua amplitude e profundidade, requer a participação de todos os atores sociais, ultrapassando o trabalho individual dos docentes. Foram investigadas três escolas municipais rurais do Município de Uberaba/MG, que adotam em suas práticas pedagógicas a educação ambiental. Conclui-se que a formação dos professores é de predominância conteudística, sem inter-relação com outras disciplinas, com menos ênfase na aplicação e menor cuidado na formação pedagógica complexa que o tema educação ambiental requer. Observou-se, no entanto, que esses professores conteudistas esperam que seus alunos sejam construtivistas na apreensão dos conteúdos curriculares. A efetiva participação dos estudantes permitiu evidenciar que a idéia de conceitos como Meio Ambiente e sustentabilidade são ainda muito vagas para a comunidade escolar. Conclui-se, ainda, que a educação ambiental deve ser vista dentro de um contexto além das dimensões das questões ambientais, permitindo a simbiose entre desenvolvimento, preservação ecológica e melhoria da qualidade de vida do ser humano, sob a ótica das dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e éticas.
As questões ambientais e o desenvolvimento sustentável não podem ser obra de poucos, exigem a contribuição e a dedicação de todos e de cada um. Por isso, é essencial que todos possuam os meios começando pela educação que lhes permitam participar da construção de um futuro sustentável. O presente estudo focaliza o tema transversal educação ambiental que, pela sua amplitude e profundidade, requer a participação de todos os atores sociais, ultrapassando o trabalho individual dos docentes. Foram investigadas três escolas municipais rurais do Município de Uberaba/MG, que adotam em suas práticas pedagógicas a educação ambiental. Conclui-se que a formação dos professores é de predominância conteudística, sem inter-relação com outras disciplinas, com menos ênfase na aplicação e menor cuidado na formação pedagógica complexa que o tema educação ambiental requer. Observou-se, no entanto, que esses professores conteudistas esperam que seus alunos sejam construtivistas na apreensão dos conteúdos curriculares. A efetiva participação dos estudantes permitiu evidenciar que a idéia de conceitos como Meio Ambiente e sustentabilidade são ainda muito vagas para a comunidade escolar. Conclui-se, ainda, que a educação ambiental deve ser vista dentro de um contexto além das dimensões das questões ambientais, permitindo a simbiose entre desenvolvimento, preservação ecológica e melhoria da qualidade de vida do ser humano, sob a ótica das dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e éticas.
Palavras Chave
Educação profissional agrícola, Transversalidade, Educação ambiental.
Educação profissional agrícola, Transversalidade, Educação ambiental.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas