Análise das concepções alternativas sobre fibra muscular entre alunos do ensino superior.

Título
Análise das concepções alternativas sobre fibra muscular entre alunos do ensino superior.
Educação para a Ciência
Autor
Silmara Sartoreto Oliveira
Orientação
Irene Bastos Franceschini Vicentini
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2002
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho objetivou o diagnóstico de um problema surgido em sala de aula e detectado pelas professoras da Disciplina Histologia, oferecida aos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp, Campus de Bauru. Tal situação se refere ao difícil aprendizado pelos alunos do conceito científico relacionado a "Tecido Muscular". Para a avaliação, optamos pela investigação das concepções alternativas dos alunos a respeito da estrutura e função da fibra muscular. Para tanto, esta pesquisa constou de várias etapas, iniciando por uma entrevista que objetivou avaliar inicialmente o problema apresentado pelos alunos. Esta entrevista seguiu critérios rígidos com o propósito de evitar a perda da questão central investigada, ausência dos alunos e influência sobre as respostas dos alunos por parte do entrevistador. Os resultados desta entrevista orientaram a organização de um questionário a respeito da estrutura e fisiologia da fibra muscular. Após a aplicação deste questionário, avaliamos as respostas obtidas no que se refere às características dos esquemas apresentados pelos alunos. A maioria dos alunos apresentou condições razoáveis na esquematização proposta, sendo considerado o esquema com contorno ruim, porém com algumas organelas dispostas. Com relação às organelas citadas, a mitocôndria obteve destaque, apenas perdendo para a citação de miofibrila, considerada como organela pelos alunos. Ao término desta avaliação, concluímos que os alunos apresentam dificuldade na visão tridimensional da célula, não conseguindo associar a forma da célula e a localização e função das organelas que constituem a fibra muscular. Baseados nas conclusões obtidas, propusemos uma metodologia de ensino que fosse ao encontro dos anseios dos alunos. Tal proposta consta de várias etapas. Inicialmente, o professor poderia, de forma rápida, investigar as concepções alternativas dos alunos a respeito do conteúdo a ser ministrado. Na seqüência, o conteúdo teórico seria desenvolvido, porém a introdução de um problema referente a situações atuais, motivaria os alunos a transferir para esta situação prática os conteúdos ministrados na aula teórica. Após a aula teórica, o professor proporia aos seus alunos uma atividade prática diferente da tradicionalmente usada, relacionada à construção da maquete de fibra muscular. Esta etapa se faz importante uma vez que os alunos poderão sanar as dificuldades relacionadas à disposição tridimensional das estruturas, aproveitando melhor a observação de lâminas histológicas e fotografias de microscopia eletrônica a respeito de "Tecido Muscular". Desta forma, acreditamos que o sucesso do entendimento dos alunos a respeito da estrutura e função do "Tecido Muscular" seja alcançado.
Palavras Chave
fibra muscular, construtivismo, concepções alternativas, proposta de ensino

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno