Prevenção de esquistossomose no contexto escola: Avaliação de um jogo educativo (Sumidouro, RJ).
Título
Prevenção de esquistossomose no contexto escola: Avaliação de um jogo educativo (Sumidouro, RJ).
Prevenção de esquistossomose no contexto escola: Avaliação de um jogo educativo (Sumidouro, RJ).
Autor
Tatiana Figueiredo de Oliveira
Tatiana Figueiredo de Oliveira
Orientação
Simone Souza Monteiro
Simone Souza Monteiro
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A partir de trabalhos de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz sobre o controle da esquistossomose no Município de Sumidouro (RJ) foi desenvolvido o jogo - Por dentro da esquistossomose. Este jogo, voltado para jovens a partir de 12 anos com domÃnio da escrita e educadores, contém informações sobre prevenção, controle, tratamento e ciclo da esquistossomose. O presente estudo visa identificar em que medida o referido jogo promove o conhecimento sobre a doença e motiva os alunos para adoção de medidas preventivas para o controle dessa endemia em Sumidouro. O público-alvo desta pesquisa foi um grupo de 45 estudantes de ambos os sexos na faixa de 18 a 23 anos. Os alunos são moradores da zona rural e urbana do municÃpio de Sumidouro, que estavam cursando o 3º ano do curso de Formação de Professores do CIEP São José de Sumidouro, onde os materiais nunca haviam sido aplicados. A avaliação do material foi realizada segundo os seguintes procedimentos: a) aplicação de questionário pré e pós-uso do jogo educativo; b) observação direta do uso do material pelos alunos; c) realização de grupos focais com os alunos sobre os temas tratados no material; d) modificação do jogo a partir dos dados colhidos. No processo de avaliação buscou-se investigar a repercussão deste material em relação à : aquisição de conhecimento, compreensão das regras e do conteúdo do jogo; interesse, motivação e interação dos participantes e à s dificuldades em sua aplicação. Os resultados indicam que o jogo gera motivação e contribuiu para a compreensão das formas de transmissão e prevenção da doença e, desta forma, pode fomentar a adoção de medidas preventivas para um melhor controle da esquistossomose. A avaliação também indicou que o material necessita de aperfeiçoamentos, visando uma melhor compreensão do ciclo de vida do Schistosoma mansoni, e dos meios de prevenção e uma maior adaptação à realidade da população local. O estudo permitiu identificar que os jovens da escola selecionada apresentam algumas noções sobre as formas de transmissão, os sintomas, tratamento, métodos de diagnóstico e medidas preventivas, mesmo antes do uso do jogo. Porém, foi verificada uma grande dificuldade em ordenar o ciclo de vida do parasito e identificar os participantes envolvidos, decorrente da ausência de informações mais precisas sobre a doença, em função do histórico da carência de campanhas educativas continuadas e adequadas à realidade da população, fora e dentro do ambiente escolar. Foi identificado que os jogos educativos podem complementar a aprendizagem, mas não substituem a ação do educador. Com isso, faz-se necessária à formação de profissionais capazes de empenhar-se nos trabalhos de educação em saúde para além das ações já realizadas, como os inquéritos parasitológicos, o uso de medicamentos esquistossomicidas, as ações malacológicas e o saneamento básico.
A partir de trabalhos de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz sobre o controle da esquistossomose no Município de Sumidouro (RJ) foi desenvolvido o jogo - Por dentro da esquistossomose. Este jogo, voltado para jovens a partir de 12 anos com domÃnio da escrita e educadores, contém informações sobre prevenção, controle, tratamento e ciclo da esquistossomose. O presente estudo visa identificar em que medida o referido jogo promove o conhecimento sobre a doença e motiva os alunos para adoção de medidas preventivas para o controle dessa endemia em Sumidouro. O público-alvo desta pesquisa foi um grupo de 45 estudantes de ambos os sexos na faixa de 18 a 23 anos. Os alunos são moradores da zona rural e urbana do municÃpio de Sumidouro, que estavam cursando o 3º ano do curso de Formação de Professores do CIEP São José de Sumidouro, onde os materiais nunca haviam sido aplicados. A avaliação do material foi realizada segundo os seguintes procedimentos: a) aplicação de questionário pré e pós-uso do jogo educativo; b) observação direta do uso do material pelos alunos; c) realização de grupos focais com os alunos sobre os temas tratados no material; d) modificação do jogo a partir dos dados colhidos. No processo de avaliação buscou-se investigar a repercussão deste material em relação à : aquisição de conhecimento, compreensão das regras e do conteúdo do jogo; interesse, motivação e interação dos participantes e à s dificuldades em sua aplicação. Os resultados indicam que o jogo gera motivação e contribuiu para a compreensão das formas de transmissão e prevenção da doença e, desta forma, pode fomentar a adoção de medidas preventivas para um melhor controle da esquistossomose. A avaliação também indicou que o material necessita de aperfeiçoamentos, visando uma melhor compreensão do ciclo de vida do Schistosoma mansoni, e dos meios de prevenção e uma maior adaptação à realidade da população local. O estudo permitiu identificar que os jovens da escola selecionada apresentam algumas noções sobre as formas de transmissão, os sintomas, tratamento, métodos de diagnóstico e medidas preventivas, mesmo antes do uso do jogo. Porém, foi verificada uma grande dificuldade em ordenar o ciclo de vida do parasito e identificar os participantes envolvidos, decorrente da ausência de informações mais precisas sobre a doença, em função do histórico da carência de campanhas educativas continuadas e adequadas à realidade da população, fora e dentro do ambiente escolar. Foi identificado que os jogos educativos podem complementar a aprendizagem, mas não substituem a ação do educador. Com isso, faz-se necessária à formação de profissionais capazes de empenhar-se nos trabalhos de educação em saúde para além das ações já realizadas, como os inquéritos parasitológicos, o uso de medicamentos esquistossomicidas, as ações malacológicas e o saneamento básico.
Palavras Chave
Prevenção, esquistossomose, escola, jogo
Prevenção, esquistossomose, escola, jogo
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos