Dificuldades e dilemas de professores de Biologia rumo ao século XXI

Título
Dificuldades e dilemas de professores de Biologia rumo ao século XXI
Autor
Vera Lucia Bahl de Oliveira
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2000
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente trabalho originou-se de reflexões realizadas no curso de minha caminhada pessoal e profissional, com o intuito de localizar dificuldades e dilemas de professores que atuam no ensino médio, na disciplina de Biologia, especificamente com egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ao qual me vinculo como formadora de professores. Parto da premissa de que o estudo e a consideração de ações e projeções relativas a professores, a suas atitudes, competências e conhecimentos, são sobremaneira relevantes e precisam ser reconhecidos com os esteios importantes para uma desejada renovação do sistema educacional. Assim, em um primeiro momento desta dissertação, lido com projeções do que vem sendo considerado desejável no presente - em termos da formação profissional de professores - quando se pensa na melhoria da qualidade da prática de ensino, levando em conta o contexto de aulas de Biologia no ensino médio. Em um segundo momento, relato a averiguação de dificuldades e configuração de dilemas no curso da prática de ensino de professores de Biologia no exercício do magistério em escolas públicas. Nove professores, formados no período relativo a 1985-1995, tomados como sujeitos desta pesquisa, foram por mim entrevistados. Todos estavam cientes da natureza do meu trabalho e manifestavam-se interessados em trocar idéias a respeito das suas ações profissionais no ensino de Biologia. Além de entrevistar os professores, elaborei um questionário para ser aplicado aos seus alunos - nove alunos de cada professor - indagando de suas dificuldades de aprendizagem, bem como dos mecanismos por eles utilizados para superação das dificuldades apontadas. O meu propósito foi conhecer, de outra forma, as dificuldades dos alunos que podiam estar relacionadas a ações de ensino de seus professores. Para realizar as entrevistas com os professores, elaborei um roteiro de perguntas correlatas às que constituem o questionário aplicado aos alunos. Tais questões, na versão para o aluno, foram relacionadas a preferências por conteúdos de Biologia, a conteúdos que ocasionam maiores dificuldades de aprendizagem, bem como à metodologia de ensino de Biologia que os alunos percebem estar sendo usada. Em função dos dados coletados, foram por mim organizadas categorias relativas não só a dificuldades de ensino, mas também a desafios e dilemas que se projetam para os professores de Biologia, à luz da educação do futuro que já é presente, ainda que os professores continuem a conceber o ensino por eles desenvolvido em termos, simples e tradicionais, de transmissão-recepção. A partir disso, busco chamar a atenção para a urgência de mudanças, tanto na formação de professores, quanto na prática pedagógica e de ensino, à luz de referencias teóricas que abordam questões relativas a saberes e conhecimentos necessários e até imprescindíveis a uma prática de ensino de Biologia consentânea ao momento presente, isto é, adequada a projeções pedagógicas para o século XXI. Justamente nessa perspectiva, destaco certos aspectos, apresento recomendações e faço sugestões ao delinear um perfil do professor de Ciências Biológicas para exercer o magistério no século XXI, que possa ser digno de consideração no âmbito dos processos de formação de professores nas Universidades, nas Licenciaturas em Ciências Biológicas/Biologia.
Palavras Chave
Dificuldades; Dilemas; Licenciatura

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor