O Trabalho em Grupo como estratégia para o desenvolvimento do Projeto Horta: experiência vivenciada no Ensino de Biologia
Título
O Trabalho em Grupo como estratégia para o desenvolvimento do Projeto Horta: experiência vivenciada no Ensino de Biologia
O Trabalho em Grupo como estratégia para o desenvolvimento do Projeto Horta: experiência vivenciada no Ensino de Biologia
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Márcia Aparecida Ortega
Márcia Aparecida Ortega
Orientação
Júlio César Ribeiro
Júlio César Ribeiro
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de PG - Ensino de Ciências e Matemática
Programa de PG - Ensino de Ciências e Matemática
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Guarulhos/SP/SP
Guarulhos/SP/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O desenvolvimento e a manutenção de uma horta comunitária na escola requerem organização permanente do grupo envolvido no projeto. Por se tratar de um sistema vivo, a horta exige cuidados permanentes, trabalho, tempo e dedicação, sendo que ao mesmo tempo, pode ser utilizada como ferramenta para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Biologia. Este trabalho é uma pesquisa ação-intervenção no Projeto Horta, jardim e plantas medicinais, que é conduzido na E.E. Prof. Simão Mathias, localizada na Zona Leste do Município de São Paulo, envolvendo quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio do período diurno, durante o ano de 2006. O principal objetivo para a realização do referido projeto foi verificar em que medida o trabalho em grupo contribuiu para a aprendizagem significativa dos ciclos biogeoquímicos e dos nutrientes em Biologia. Os alunos de cada turma foram divididos em 5 grupos e participaram do projeto desenvolvendo atividades em campo durante as aulas de Biologia ou como voluntários aos sábados no Programa Escola da Família da Rede Estadual. Participaram também de debate sobre a Agenda 21 e horta comunitária na escola e apresentaram seminários que procuravam integrar conhecimentos sobre os ciclos biogeoquímicos e a presença dos elementos químicos de cada ciclo em moléculas de nutrientes observados nas hortaliças. O trabalho em grupo exigiu compromisso e atuação de cada integrante nas atividades desenvolvidas num processo de auto-avaliação e também permitiu a interação e a troca de conhecimento entre os integrantes do grupo, favorecendo, dessa maneira, uma aprendizagem significativa crítica mediante as discussões e o contato direto com o objeto de estudo, resultando na contextualização e na melhor integração e cooperação entre os alunos dos grupos.
O desenvolvimento e a manutenção de uma horta comunitária na escola requerem organização permanente do grupo envolvido no projeto. Por se tratar de um sistema vivo, a horta exige cuidados permanentes, trabalho, tempo e dedicação, sendo que ao mesmo tempo, pode ser utilizada como ferramenta para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Biologia. Este trabalho é uma pesquisa ação-intervenção no Projeto Horta, jardim e plantas medicinais, que é conduzido na E.E. Prof. Simão Mathias, localizada na Zona Leste do Município de São Paulo, envolvendo quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio do período diurno, durante o ano de 2006. O principal objetivo para a realização do referido projeto foi verificar em que medida o trabalho em grupo contribuiu para a aprendizagem significativa dos ciclos biogeoquímicos e dos nutrientes em Biologia. Os alunos de cada turma foram divididos em 5 grupos e participaram do projeto desenvolvendo atividades em campo durante as aulas de Biologia ou como voluntários aos sábados no Programa Escola da Família da Rede Estadual. Participaram também de debate sobre a Agenda 21 e horta comunitária na escola e apresentaram seminários que procuravam integrar conhecimentos sobre os ciclos biogeoquímicos e a presença dos elementos químicos de cada ciclo em moléculas de nutrientes observados nas hortaliças. O trabalho em grupo exigiu compromisso e atuação de cada integrante nas atividades desenvolvidas num processo de auto-avaliação e também permitiu a interação e a troca de conhecimento entre os integrantes do grupo, favorecendo, dessa maneira, uma aprendizagem significativa crítica mediante as discussões e o contato direto com o objeto de estudo, resultando na contextualização e na melhor integração e cooperação entre os alunos dos grupos.
Palavras Chave
Trabalho em Grupo; Ciclos Biogeoquímicos; Nutrientes; Horta.
Trabalho em Grupo; Ciclos Biogeoquímicos; Nutrientes; Horta.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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