Professor, aluno e livro didático em aulas de ciências: análise retórica dos argumentos didáticos

Título
Professor, aluno e livro didático em aulas de ciências: análise retórica dos argumentos didáticos
Educação Para A Ciência E O Ensino De Matemática
Autor
Ana Lídia Ossak
Orientação
Luzia Marta Bellini
Instituição
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Maringá/RR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo acerca da retórica constituída entre o professor (orador), seus alunos (auditório) e o livro didático (logos) em uma situação de ensino de ciências. O objetivo foi investigar como os conhecimentos do livro didático de ciências, a respeito da nutrição das plantas, eram comunicados para crianças de 6ª série do Ensino Fundamental. Examinamos os recursos retóricos, utilizados pela professora, para conhecer o alcance dos argumentos científicos entre as crianças. Os procedimentos metodológicos basearam-se em abordagem qualitativa. Fundamentamo-nos em Reboul (1975; 2004), Contenças (1999), Lakoff e Johnson (2002), Breton (2003) e de Perelman (2004; 2005). Analisamos as figuras de retórica do livro didático, utilizado pela professora, e as figuras presentes na dinâmica argumentativa com seus alunos, em três aulas gravadas durante o mês de outubro de 2005. Na constituição dos argumentos, que apresentavam um modelo da nutrição e fisiologia das plantas, pontuamos a presença de figuras como a metáfora, a metonímia, a sinédoque entre outros recursos. Como resultado da investigação destacamos que: a) a professora é conduzida pelos objetivos do livro didático para efetivar seu trabalho pedagógico. Realiza a reconstrução conceitual de fisiologia, indo do particular ao geral, da metonímia à sinédoque (a concretização possível do modelo de nutrição); b) os alunos realizam um movimento contrário, vão da definição geral (sinédoque) às metonímias e às metáforas; querem discutir as singularidades das plantas. Concluímos que, em sala de aula, a professora e os alunos seguem caminhos opostos. A primeira segue o logos do livro didático; os alunos ficam entre as lições, o logos, do livro didático (e da professora) e os conhecimentos próprios sobre algumas características das plantas. Não ocorre uma construção do modelo conceitual da nutrição das plantas entre os alunos, devido à hegemonia do logos do livro didático sobre a professora e os alunos. Apesar do esforço da professora em atingir seu objetivo conduzir seus alunos a um modelo conceitual da nutrição das plantas , as aulas ficam situadas apenas no livro didático e este não atende às metas de aprendizagem acerca da nutrição, uma vez que, o modelo que apresenta (e orienta a professora) é elaborado em termos de uma comunicação geral sobre os processos biológicos.
Palavras Chave
Ensino de Ciências, Livro didático, Argumentação, Figuras de retórica

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método