Os modelos de interação da Física e dos estudantes

Título
Os modelos de interação da Física e dos estudantes
Autor
Maria Inês Nobre Ota
Orientação
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Na tentativa de compreender o processo de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Física, buscaram-se elementos que fossem significativos para a elaboração de uma síntese que estabelecesse, com alguma abrangência, as principais características desse processo. Dentre várias alternativas, optou-se por uma análise do conteúdo que é estudado no curso de graduação. Para isso, foram consideradas as interações físicas, pois as investigações relativas aos vários modelos construídos pela Física para interpretá-las são muito freqüentes nas diversas atividades desenvolvidas no curso de graduação. Os modelos para a interpretação das interações físicas foram apresentados segundo diferentes visões de mundo. A investigação das várias imagens relativas a eles fornece elementos significativos para um distanciamento de várias teorias estudadas durante o curso de graduação, possibilitando a percepção de suas totalidades e, também, da complexidade existente no conhecimento construído pela Física. As investigações sobre os modelos de interação construídos pelos estudantes indicaram a existência de diversas concepções que contêm os elementos estudados no curso de graduação, mas são articuladas de formas peculiares, através de composições híbridas dos conceitos aprendidos. Estes resultados indicam que, no curso de graduação em Física, faltam discussões que explicitem as significações dos conceitos e, também, as articulações existentes nas diferentes teorias.
Palavras Chave
Modelos de interações físicas; modelos construídos

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas