Percepção de Atividades Acadêmicas por Estudantes Universitários
Título
Percepção de Atividades Acadêmicas por Estudantes Universitários
Percepção de Atividades Acadêmicas por Estudantes Universitários
Educação
Autor
Daniely Dias Pacheco
Daniely Dias Pacheco
Orientação
Priscila Larocca
Priscila Larocca
Instituição
UEPG
UEPG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivos: identificar, descrever e analisar as percepções de estudantes universitários frente às atividades acadêmicas propostas por seus professores, visando contribuir com o processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação superior. A perspectiva teórica provêm do referencial Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vygotsky. Nesta perspectiva, a mediação do professor é concebida como um meio de se efetivar e otimizar o processo ensino-aprendizagem tanto no contexto universitário quanto em qualquer outro nível educacional, constituindo um pré-requisito para a aprendizagem. A população pesquisada constituiu-se de alunos dos Cursos de Licenciatura em Física e em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e os procedimentos para a coleta de dados foram a observação de aulas e entrevistas semi-estruturadas com alunos, buscando aprofundamento das observações. Os resultados obtidos apontam como variáveis incidentes na percepção dos alunos sobre suas atividades acadêmicas, uma atitude docente incoerente em relação ao modelo de aula e o modelo das atividades propostas aos alunos; a assimetria presente nas relações tempoconteúdo e tempo-aprendizagem; o comportamento profissional dos docentes; a ausência de conhecimentos acadêmicos prévios e as condições instrucionais para a realização das atividades. Como conclusão dos dados analisados, confirma-se a necessidade de uma ação docente mediadora visto que todas as variáveis apontadas pelos sujeitos, como envolvidas em sua percepção de atividades acadêmicas, pressupõe uma presença viva e uma intervenção docente eficiente e norteadora da aprendizagem dos alunos.
Esta pesquisa tem como objetivos: identificar, descrever e analisar as percepções de estudantes universitários frente às atividades acadêmicas propostas por seus professores, visando contribuir com o processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação superior. A perspectiva teórica provêm do referencial Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vygotsky. Nesta perspectiva, a mediação do professor é concebida como um meio de se efetivar e otimizar o processo ensino-aprendizagem tanto no contexto universitário quanto em qualquer outro nível educacional, constituindo um pré-requisito para a aprendizagem. A população pesquisada constituiu-se de alunos dos Cursos de Licenciatura em Física e em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e os procedimentos para a coleta de dados foram a observação de aulas e entrevistas semi-estruturadas com alunos, buscando aprofundamento das observações. Os resultados obtidos apontam como variáveis incidentes na percepção dos alunos sobre suas atividades acadêmicas, uma atitude docente incoerente em relação ao modelo de aula e o modelo das atividades propostas aos alunos; a assimetria presente nas relações tempoconteúdo e tempo-aprendizagem; o comportamento profissional dos docentes; a ausência de conhecimentos acadêmicos prévios e as condições instrucionais para a realização das atividades. Como conclusão dos dados analisados, confirma-se a necessidade de uma ação docente mediadora visto que todas as variáveis apontadas pelos sujeitos, como envolvidas em sua percepção de atividades acadêmicas, pressupõe uma presença viva e uma intervenção docente eficiente e norteadora da aprendizagem dos alunos.
Palavras Chave
Atividades Acadêmicas. Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior
Atividades Acadêmicas. Ensino-Aprendizagem. Ensino Superior
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno