O domínio de conteúdo e o ensino de Ciências nas séries iniciais

Título
O domínio de conteúdo e o ensino de Ciências nas séries iniciais
Autor
Maria Alice Reis Pacheco
Orientação
Roque Moraes
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho se propõe a investigar a relação existente entre o domínio de conteúdo e o ensino de ciências nas séries iniciais. Tem por objetivos o levantamento das dificuldades apresentadas pelos professores ao trabalharem os conteúdos de ciências nas séries iniciais, os problemas que decorrem destas dificuldades e a possibilidade de uma reflexão sobre a problemática da ciência e do ensino de Ciências. A metodologia empregada foi a de entrevistas com professores de primeira a quarta série nas escolas do município de Canela, bem como observações de professores municipais de Viamão participantes de curso de aperfeiçoamento na PUC-RS. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. De posse dos dados, foram organizadas categorias que respondessem as questões propostas. As categorias que surgiram foram: a) o domínio do conteúdo e a relação com os interesses e a realidade dos alunos; b) o domínio de conteúdo e a interdisciplinaridade; c) autoformação e/ou autoconceito e o domínio de conteúdo; d) a insuficiência do domínio de conteúdo; e) a formação permanente. Em relação ao que foi colocado no problema, concluiu-se que através do domínio de conteúdo o professor poderá relacionar os assuntos desenvolvidos com o interesse dos seus alunos e também com outras disciplinas. Para tanto, e necessário que o professor busque uma formação e uma qualificação permanente. Constatou-se, também, que o que foi chamado por alguns professores de domínio de conteúdo, nada mais e que um conhecimento de senso comum e o motivo pelo qual os professores não encontram dificuldades em trabalhar os conteúdos de ciências e o fato de que alguns professores trabalham num nível mais elementar, não aprofundando os conhecimento com vistas a chegar ao conhecimento científico.
Palavras Chave
interdisciplinaridade, formação continuada, domínio do conteúdo.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor