O Uso das Palavras e Gestos durante a Construção dos Conceitos de Sombra e Reflexão nas Aulas de Conhecimento Físico

Título
O Uso das Palavras e Gestos durante a Construção dos Conceitos de Sombra e Reflexão nas Aulas de Conhecimento Físico
Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
Autor
Jackson Neo Padilha
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa, estudamos como, a partir de uma seqüência de atividades de conhecimento físico, os alunos constroem os conceitos de sombra e reflexão através do uso integrado da fala e dos gestos. No embasamento teórico de nossa pesquisa, procuramos através de trabalhos nas áreas da Semiótica, da Lingüística e do Ensino e Aprendizagem, estabelecer uma relação de como essas linguagens (verbal e gestual) se articulam para dar sentido ao vocabulário utilizado no momento da argumentação. Vocabulário este utilizado muitas vezes pelos estudantes com características de uso cotidiano. Além de procurarmos identificar como os alunos constroem os conceitos acima mencionados, nos preocupamos também em evidenciar momentos em que as palavras tomavam significados que se aproximavam do significado científico escolar. Transcrevemos a gravação em vídeo de quatro aulas de conhecimento físico que tinham por finalidade a construção dos conceitos acima mencionados. As gravações foram feitas em uma turma do segundo ano do ciclo fundamental na Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo. Para o encontro das respostas, analisamos a transcrição dos dados de forma integrada aos gestos apresentados nos vídeos. Nos momentos que julgamos importantes para este propósito, passamos a transcrição da fala e dos gestos dos alunos e da professora em uma tabela para facilitação de nossa análise.
Palavras Chave
Ensino e aprendizagem; Física; Linguagem Científica.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos