O conceito de força: do senso comum ao conhecimento científico no processo educativo.
Título
O conceito de força: do senso comum ao conhecimento científico no processo educativo.
O conceito de força: do senso comum ao conhecimento científico no processo educativo.
Autor
Fernanda Depizzol Paes
Fernanda Depizzol Paes
Orientação
Maria Terezinha da Costa Faria Monteiro
Maria Terezinha da Costa Faria Monteiro
Instituição
Universidade São Marcos
Universidade São Marcos
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O conceito de “Força”, de enorme relevância na Ciência, confunde-se, no senso comum, com o significado lingüístico da palavra, registrado nos dicionários em numerosas variantes. Entre, por exemplo, os 21 significados elencados no “Dicionário Aurélio”, apenas um define “força” como “todo agente capaz de alterar o módulo ou a direção da velocidade de um corpo; todo agente capaz de atribuir uma aceleração a um corpo”. Esta dissertação procura investigar como o significado científico de “força”, de Newton a Einstein, podem ser compatibilizados com o processo educativo, partindo da realidade e da vivência dos alunos. Propõem-se atividades seqüenciadas, que obedecem a uma ordem e evoluem no nível de complexidade gradativa, respeitando e desenvolvendo as competências individuais no sentido de tornar, para o aluno, o conceito científico de “força” operacional e inteligível. O conceito de “força” é analisado do ponto de vista da Física, da Lingüística, da Filosofia e de sua exploração e ensino, no sistema educacional, dentro das teorias mais correntes, com ênfase na necessidade de uma Etno-Física.
O conceito de “Força”, de enorme relevância na Ciência, confunde-se, no senso comum, com o significado lingüístico da palavra, registrado nos dicionários em numerosas variantes. Entre, por exemplo, os 21 significados elencados no “Dicionário Aurélio”, apenas um define “força” como “todo agente capaz de alterar o módulo ou a direção da velocidade de um corpo; todo agente capaz de atribuir uma aceleração a um corpo”. Esta dissertação procura investigar como o significado científico de “força”, de Newton a Einstein, podem ser compatibilizados com o processo educativo, partindo da realidade e da vivência dos alunos. Propõem-se atividades seqüenciadas, que obedecem a uma ordem e evoluem no nível de complexidade gradativa, respeitando e desenvolvendo as competências individuais no sentido de tornar, para o aluno, o conceito científico de “força” operacional e inteligível. O conceito de “força” é analisado do ponto de vista da Física, da Lingüística, da Filosofia e de sua exploração e ensino, no sistema educacional, dentro das teorias mais correntes, com ênfase na necessidade de uma Etno-Física.
Palavras Chave
Educação, conhecimento científico, conceito de força.
Educação, conhecimento científico, conceito de força.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos