O conceito de força: do senso comum ao conhecimento científico no processo educativo.

Título
O conceito de força: do senso comum ao conhecimento científico no processo educativo.
Autor
Fernanda Depizzol Paes
Orientação
Maria Terezinha da Costa Faria Monteiro
Instituição
Universidade São Marcos
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O conceito de “Força”, de enorme relevância na Ciência, confunde-se, no senso comum, com o significado lingüístico da palavra, registrado nos dicionários em numerosas variantes. Entre, por exemplo, os 21 significados elencados no “Dicionário Aurélio”, apenas um define “força” como “todo agente capaz de alterar o módulo ou a direção da velocidade de um corpo; todo agente capaz de atribuir uma aceleração a um corpo”. Esta dissertação procura investigar como o significado científico de “força”, de Newton a Einstein, podem ser compatibilizados com o processo educativo, partindo da realidade e da vivência dos alunos. Propõem-se atividades seqüenciadas, que obedecem a uma ordem e evoluem no nível de complexidade gradativa, respeitando e desenvolvendo as competências individuais no sentido de tornar, para o aluno, o conceito científico de “força” operacional e inteligível. O conceito de “força” é analisado do ponto de vista da Física, da Lingüística, da Filosofia e de sua exploração e ensino, no sistema educacional, dentro das teorias mais correntes, com ênfase na necessidade de uma Etno-Física.
Palavras Chave
Educação, conhecimento científico, conceito de força.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos