A História da Borracha na Amazônia e a Química Orgânica: Produção de um vídeo didático educativo para o Ensino Médio
Título
A História da Borracha na Amazônia e a Química Orgânica: Produção de um vídeo didático educativo para o Ensino Médio
A História da Borracha na Amazônia e a Química Orgânica: Produção de um vídeo didático educativo para o Ensino Médio
Ensino de Ciências
Autor
Péterson Gustavo Paim
Péterson Gustavo Paim
Orientação
Gerson de Souza Mol
Gerson de Souza Mol
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O freqüente uso do vídeo em sala de aula tem exigido, além de mais qualidade quanto à produção do material, maior cautela em sua aplicação. Dentre os vídeos voltados ao ensino de Química, pode-se notar que, na área de Orgânica, há valorização da memorização e pouco é explorado em relação a reações como a de polimerização. O principal objetivo desse trabalho foi produzir um vídeo didático e educativo que enfoque a Química Orgânica, sem priorizar a memorização de fórmulas, destacando a formação de substâncias orgânicas por meio de reações de polimerização. Além disso, foi feita uma revisão de conceitos gerais da Química para servir como introdução ao estudo da Química Orgânica. Dessa maneira, o vídeo "A história da borracha na Amazônia e a Química Orgânica", que atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), visa colaborar com o combate à carência de vídeos dessa área, apresentando um trabalho que mostra a realidade da borracha na Amazônia, no Brasil e no mundo, em interdisciplinaridade, principalmente, com História, Geografia, Biologia e Sociologia. Para melhor fundamentar o trabalho, foi realizado um estudo de vídeos produzidos pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pela coleção Globo Ciência, pelo Telecurso 2000 e por programas governamentais como a TV Escola, com o intuito de verificar deficiências quanto aos aspectos didáticos e educativos, sobretudo quanto à ótica da Química. Também foi realizada pesquisa bibliográfica referente à metodologia de utilização do vídeo em sala de aula, às reações orgânicas de polimerização, aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), à Lei de Direitos Autorais da Constituição Brasileira, ao histórico de documentários destinados ao ensino e à influência da TV na educação. Assim, foram obtidos subsídios para a confecção do roteiro do vídeo didático que introduz a Química Orgânica a partir da polimerização do isopreno na formação da borracha natural via látex, por meio de imagens gravadas na floresta amazônica. Embora haja manual para utilização do vídeo em sala de aula, sua aplicação não é enfoque do trabalho. Apesar de ainda não termos avaliado o vídeo sistematicamente, sua utilização tem apresentado bons resultados, especialmente em relação à motivação dos alunos.
O freqüente uso do vídeo em sala de aula tem exigido, além de mais qualidade quanto à produção do material, maior cautela em sua aplicação. Dentre os vídeos voltados ao ensino de Química, pode-se notar que, na área de Orgânica, há valorização da memorização e pouco é explorado em relação a reações como a de polimerização. O principal objetivo desse trabalho foi produzir um vídeo didático e educativo que enfoque a Química Orgânica, sem priorizar a memorização de fórmulas, destacando a formação de substâncias orgânicas por meio de reações de polimerização. Além disso, foi feita uma revisão de conceitos gerais da Química para servir como introdução ao estudo da Química Orgânica. Dessa maneira, o vídeo "A história da borracha na Amazônia e a Química Orgânica", que atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), visa colaborar com o combate à carência de vídeos dessa área, apresentando um trabalho que mostra a realidade da borracha na Amazônia, no Brasil e no mundo, em interdisciplinaridade, principalmente, com História, Geografia, Biologia e Sociologia. Para melhor fundamentar o trabalho, foi realizado um estudo de vídeos produzidos pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pela coleção Globo Ciência, pelo Telecurso 2000 e por programas governamentais como a TV Escola, com o intuito de verificar deficiências quanto aos aspectos didáticos e educativos, sobretudo quanto à ótica da Química. Também foi realizada pesquisa bibliográfica referente à metodologia de utilização do vídeo em sala de aula, às reações orgânicas de polimerização, aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), à Lei de Direitos Autorais da Constituição Brasileira, ao histórico de documentários destinados ao ensino e à influência da TV na educação. Assim, foram obtidos subsídios para a confecção do roteiro do vídeo didático que introduz a Química Orgânica a partir da polimerização do isopreno na formação da borracha natural via látex, por meio de imagens gravadas na floresta amazônica. Embora haja manual para utilização do vídeo em sala de aula, sua aplicação não é enfoque do trabalho. Apesar de ainda não termos avaliado o vídeo sistematicamente, sua utilização tem apresentado bons resultados, especialmente em relação à motivação dos alunos.
Palavras Chave
Borracha, Amazônia, Química orgânica, Vídeo didático
Borracha, Amazônia, Química orgânica, Vídeo didático
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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