O Ensino de Ciências e o Currículo em ação de uma professora polivalente
Título
O Ensino de Ciências e o Currículo em ação de uma professora polivalente
O Ensino de Ciências e o Currículo em ação de uma professora polivalente
Programa Interunidades em Ensino de Ciências
Autor
Alfonso Gomez Paiva
Alfonso Gomez Paiva
Orientação
Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Multiunidades - USP
Multiunidades - USP
Ano
2008
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A disciplina de Ciências pode desempenhar melhor o seu papel em nossa sociedade se aprofundarmos a compreensão da dinâmica e do processo de ensino em sala de aula. O presente trabalho analisou o currículo praticado de Ciências por uma professora polivalente nas aulas de uma quarta série do Ensino Fundamental. O estudo pautado nos princípios da metodologia qualitativa, coletou os dados através: da gravação em áudio e vídeo de todas as aulas ministradas em 2006; da leitura de alguns documentos e do registro no caderno de anotações das observações realizadas nas aulas, nas reuniões dos professores e nas conversas informais. A análise focou o olhar em duas dimensões da prática educativa: a temática e a metodológica, e buscou caracterizar o currículo em ação de Ciências, verificando alguns aspectos, como a organização e os tipos de conteúdos abordados, as relações interativas estabelecidas e as tarefas desenvolvidas. Os resultados evidenciaram que a professora utilizou o livro didático como principal eixo norteador para o desenvolvimento da sua prática. As marcas deixadas pela escola durante a sua formação, a fizeram propor atividades que buscassem uma maior participação dos alunos, por isso, as perguntas desempenharam um papel importante nas relações interativas entre ela e seus alunos. Os conteúdos selecionados tinham como finalidade atender as necessidades dos alunos, para que eles pudessem compreender melhor o seu corpo e a Natureza. Verificamos que a prática da Professora Vitória fez um movimento de aproximação em direção ao que propõe a literatura sobre Educação em Ciências, mas, devido a seus esquemas práticos estruturou as tarefas numa concepção mais tradicional do ensino, o que configura um hibridismo de abordagens de ensino. Portanto, o trabalho contribuiu para ampliar a compreensão do currículo praticado por professores polivalentes e o aprofundamento da discussão sobre a prática educativa desses professores ao abordarem a disciplina de Ciências. Por isso, destacamos a importância de novas pesquisas sobre a sala de aula para as necessárias transformações no ensino de ciências.
A disciplina de Ciências pode desempenhar melhor o seu papel em nossa sociedade se aprofundarmos a compreensão da dinâmica e do processo de ensino em sala de aula. O presente trabalho analisou o currículo praticado de Ciências por uma professora polivalente nas aulas de uma quarta série do Ensino Fundamental. O estudo pautado nos princípios da metodologia qualitativa, coletou os dados através: da gravação em áudio e vídeo de todas as aulas ministradas em 2006; da leitura de alguns documentos e do registro no caderno de anotações das observações realizadas nas aulas, nas reuniões dos professores e nas conversas informais. A análise focou o olhar em duas dimensões da prática educativa: a temática e a metodológica, e buscou caracterizar o currículo em ação de Ciências, verificando alguns aspectos, como a organização e os tipos de conteúdos abordados, as relações interativas estabelecidas e as tarefas desenvolvidas. Os resultados evidenciaram que a professora utilizou o livro didático como principal eixo norteador para o desenvolvimento da sua prática. As marcas deixadas pela escola durante a sua formação, a fizeram propor atividades que buscassem uma maior participação dos alunos, por isso, as perguntas desempenharam um papel importante nas relações interativas entre ela e seus alunos. Os conteúdos selecionados tinham como finalidade atender as necessidades dos alunos, para que eles pudessem compreender melhor o seu corpo e a Natureza. Verificamos que a prática da Professora Vitória fez um movimento de aproximação em direção ao que propõe a literatura sobre Educação em Ciências, mas, devido a seus esquemas práticos estruturou as tarefas numa concepção mais tradicional do ensino, o que configura um hibridismo de abordagens de ensino. Portanto, o trabalho contribuiu para ampliar a compreensão do currículo praticado por professores polivalentes e o aprofundamento da discussão sobre a prática educativa desses professores ao abordarem a disciplina de Ciências. Por isso, destacamos a importância de novas pesquisas sobre a sala de aula para as necessárias transformações no ensino de ciências.
Palavras Chave
Currículo de Ensino Fundamental , Formação Continuada
Currículo de Ensino Fundamental , Formação Continuada
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas