Representações sociais da AIDS: um estudo com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Ribeirão Preto

Título
Representações sociais da AIDS: um estudo com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Ribeirão Preto
Educação
Autor
Giuliana Angela Palumbo
Orientação
Rita de Cássia Pereira Lima
Instituição
Centro Universitário Moura Lacerda
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Coordenadoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Educaçã
Ano
2005
Cidade / UF
Ribeirão Preto/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A pesquisa tem como ponto de partida um aspecto importante da educação sexual, denominado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação como Prevenção da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Para esses Parâmetros, AIDS é um tema abrangente e relevante, a ser tratado como parte da Orientação Sexual, dentro dos Temas Transversais, por todas as disciplinas curriculares que integram o Projeto Pedagógico das escolas. Segundo o Ministério da Saúde (2002), Ribeirão Preto estava entre as seis cidades com maior incidência de AIDS no Brasil. Esta informação motivou a realização deste trabalho, com o objetivo principal de analisar as representações sociais da AIDS entre estudantes da oitava série do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade. Buscando conhecer como os jovens constroem idéias a respeito desse fenômeno recente e mobilizador que é a AIDS e como essas idéias repercutem em suas ações, o trabalho apóia-se principalmente nos estudos de Serge Moscovici e Denise Jodelet, que propuseram a Teoria das Representações Sociais. Buscando ao mesmo tempo saber como os jovens acolhem o trabalho educacional da sua escola, tomou-se como referência as propostas pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa de campo constou de entrevistas semi-diretivas, individuais e gravadas, realizadas com 31 alunos de uma classe da referida escola. Foi privilegiada a análise qualitativa dos dados, com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Entre os resultados, nota-se que a preponderância da área de Ciências no trabalho de orientação sexual sustenta uma visão redutora sobre a natureza da AIDS. Observa-se, também, que o conteúdo da representação social da AIDS entre os jovens é o medo, apresentando três aspectos articulados: a morte, a exclusão, e o contágio (processo de objetivação). Esse conteúdo é elaborado socialmente com base em modelos arcaicos, principalmente o pavor despertado por epidemias como a sífilis, a segregação de grupos desviantes, a persistência de uma mentalidade machista, e o modelo preventivo em medicina, o qual instrui em boa medida o trabalho didático nas escolas (processo de ancoragem). A dissertação colhe algumas informações para discutir a questão social da AIDS no âmbito da educação dos jovens. Espera-se que os resultados possam suscitar pesquisas subseqüentes e discussões mais amplas dentro do universo escolar, envolvendo questões relativas às relações de gênero, à cidadania, ao respeito pela diversidade cultural, à valorização de aspectos afetivos, às vezes negligenciados nas escolas.
Palavras Chave
AIDS, representações sociais, educação escolar

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno