O ensino de Biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na atuação docente na voz de egressos.

Título
O ensino de Biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na atuação docente na voz de egressos.
Autor
Maria Heloisa da Silva Pandolpho
Orientação
Mara Regina Lemes de Sordi
Instituição
PUC-CAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Ano
2006
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo - D.E. Campinas - Leste /SP. A pesquisa está inserida na linha: “Estudos em Avaliação”. Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Propõe também refletir sobre o curso de formação inicial, permitindo assim uma discussão sobre os desafios, as possibilidades e os entraves das Ciências Biológicas enfrentados pelas Instituições de Educação Superior frente ao atual contexto social, político e histórico da sociedade brasileira. Toma-se como pressupostos teóricos a discussão sobre Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia e Avaliação Institucional. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativas e qualitativas, cujos sujeitos da pesquisa são professores de Biologia que atuam no ensino público. Os dados empíricos foram coletados através de questionários que abrangem questões fechadas e semi-estruturadas. Os eixos de análise foram: (1) Formação Inicial e a Inserção Profissional; (2) Docência: Significados e os Desafios da Profissionalização. Os resultados do estudo indicam a relevância da formação inicial como um dos requisitos básicos para a profissionalização docente articulada com a formação continuada e as condições de trabalho na construção de um ensino de qualidade.
Palavras Chave
: Ensino de Biologia, Formação Inicial, Avaliação de Egressos, Identidade Docente, Profissionalização.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores