Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas.

Título
Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas.
Autor
Letícia Anelise Soares Paninson
Orientação
Vânia Beatriz Monteiro da Silva
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A pesquisa "Concepções de Avaliação Escolar de Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas" foi desenvolvida com o interesse em apreender quais as concepções de avaliação escolar dos acadêmicos concluintes de Licenciatura em Ciências Biológicas, de 7ª/8ª fases, de um curso em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Seu desenvolvimento ocorreu de 2006 a 2008, no contexto do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Para a construção dos dados foram colhidas informações e argumentos de uma turma do curso por meio de um questionário com questões abertas e fechadas, seguida de entrevista individual com uma mostra de representação da turma. Integrou a construção do material a leitura do projeto pedagógico e de programas das disciplinas ofertadas no interior do currículo vigente. Foi desenvolvido um referencial teórico abordando os temas do currículo, avaliação escolar, formação docente geral e em Ciências Biológicas, com uma breve abordagem histórica dessa área formativa, visando subsidiar o debate pertinente à problemática central. Analisados os dados, pode-se identificar uma expectativa de educação ainda impregnada da perspectiva instrumental da avaliação no ensino, com a centralidade da organização e o desenvolvimento pedagógico na pessoa do professor. Ainda pensam a avaliação mediante instrumentos como provas escritas e trabalhos, sobre os quais paira uma reiterada insatisfação como fontes de informação sobre as aprendizagens escolares. Assim, encontra-se uma posição ambivalente em que, por um lado, os acadêmicos ainda pensam/ensinam sob um ideário acrítico, por outro, almejam construir capacidades para modificar sua leitura do contexto escolar, em especial as relações professor-aluno em uma articulação metodológica com numa proposta mais democrática de avaliação. Tais idéias são entendidas como parte de sua construção como professores, sob a influência decisiva de modelos da escolarização básica que se combinam com as práticas formativas e os conteúdos das mediações em sua inserção nos estágios curriculares. Conclui-se destacando a necessidade de fortalecer ações formativas - na universidade e nas escolas - com ênfase na compreensão da avaliação no ensino Biologia, como prática que integra o currículo, para além das aulas, permitindo colocar em diálogo e debate as tantas problematizações relevantes que já fazem parte do repertorio pedagógico dos acadêmicos.
Palavras Chave
avaliação escolar, ensino-aprendizagem, formação docente.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores