Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas.
Título
Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas.
Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas.
Autor
Letícia Anelise Soares Paninson
Letícia Anelise Soares Paninson
Orientação
Vânia Beatriz Monteiro da Silva
Vânia Beatriz Monteiro da Silva
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A pesquisa "Concepções de Avaliação Escolar de Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas" foi desenvolvida com o interesse em apreender quais as concepções de avaliação escolar dos acadêmicos concluintes de Licenciatura em Ciências Biológicas, de 7ª/8ª fases, de um curso em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Seu desenvolvimento ocorreu de 2006 a 2008, no contexto do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Para a construção dos dados foram colhidas informações e argumentos de uma turma do curso por meio de um questionário com questões abertas e fechadas, seguida de entrevista individual com uma mostra de representação da turma. Integrou a construção do material a leitura do projeto pedagógico e de programas das disciplinas ofertadas no interior do currículo vigente. Foi desenvolvido um referencial teórico abordando os temas do currículo, avaliação escolar, formação docente geral e em Ciências Biológicas, com uma breve abordagem histórica dessa área formativa, visando subsidiar o debate pertinente à problemática central. Analisados os dados, pode-se identificar uma expectativa de educação ainda impregnada da perspectiva instrumental da avaliação no ensino, com a centralidade da organização e o desenvolvimento pedagógico na pessoa do professor. Ainda pensam a avaliação mediante instrumentos como provas escritas e trabalhos, sobre os quais paira uma reiterada insatisfação como fontes de informação sobre as aprendizagens escolares. Assim, encontra-se uma posição ambivalente em que, por um lado, os acadêmicos ainda pensam/ensinam sob um ideário acrítico, por outro, almejam construir capacidades para modificar sua leitura do contexto escolar, em especial as relações professor-aluno em uma articulação metodológica com numa proposta mais democrática de avaliação. Tais idéias são entendidas como parte de sua construção como professores, sob a influência decisiva de modelos da escolarização básica que se combinam com as práticas formativas e os conteúdos das mediações em sua inserção nos estágios curriculares. Conclui-se destacando a necessidade de fortalecer ações formativas - na universidade e nas escolas - com ênfase na compreensão da avaliação no ensino Biologia, como prática que integra o currículo, para além das aulas, permitindo colocar em diálogo e debate as tantas problematizações relevantes que já fazem parte do repertorio pedagógico dos acadêmicos.
A pesquisa "Concepções de Avaliação Escolar de Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas" foi desenvolvida com o interesse em apreender quais as concepções de avaliação escolar dos acadêmicos concluintes de Licenciatura em Ciências Biológicas, de 7ª/8ª fases, de um curso em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Seu desenvolvimento ocorreu de 2006 a 2008, no contexto do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Para a construção dos dados foram colhidas informações e argumentos de uma turma do curso por meio de um questionário com questões abertas e fechadas, seguida de entrevista individual com uma mostra de representação da turma. Integrou a construção do material a leitura do projeto pedagógico e de programas das disciplinas ofertadas no interior do currículo vigente. Foi desenvolvido um referencial teórico abordando os temas do currículo, avaliação escolar, formação docente geral e em Ciências Biológicas, com uma breve abordagem histórica dessa área formativa, visando subsidiar o debate pertinente à problemática central. Analisados os dados, pode-se identificar uma expectativa de educação ainda impregnada da perspectiva instrumental da avaliação no ensino, com a centralidade da organização e o desenvolvimento pedagógico na pessoa do professor. Ainda pensam a avaliação mediante instrumentos como provas escritas e trabalhos, sobre os quais paira uma reiterada insatisfação como fontes de informação sobre as aprendizagens escolares. Assim, encontra-se uma posição ambivalente em que, por um lado, os acadêmicos ainda pensam/ensinam sob um ideário acrítico, por outro, almejam construir capacidades para modificar sua leitura do contexto escolar, em especial as relações professor-aluno em uma articulação metodológica com numa proposta mais democrática de avaliação. Tais idéias são entendidas como parte de sua construção como professores, sob a influência decisiva de modelos da escolarização básica que se combinam com as práticas formativas e os conteúdos das mediações em sua inserção nos estágios curriculares. Conclui-se destacando a necessidade de fortalecer ações formativas - na universidade e nas escolas - com ênfase na compreensão da avaliação no ensino Biologia, como prática que integra o currículo, para além das aulas, permitindo colocar em diálogo e debate as tantas problematizações relevantes que já fazem parte do repertorio pedagógico dos acadêmicos.
Palavras Chave
avaliação escolar, ensino-aprendizagem, formação docente.
avaliação escolar, ensino-aprendizagem, formação docente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores