Prática docente e ensino de Ciências na percepção dos alunos: algumas interrogações.
Título
Prática docente e ensino de Ciências na percepção dos alunos: algumas interrogações.
Prática docente e ensino de Ciências na percepção dos alunos: algumas interrogações.
Autor
Carmem Sílvia Rodrigues Paschoal
Carmem Sílvia Rodrigues Paschoal
Orientação
Célia Margutti do Amaral Gurgel
Célia Margutti do Amaral Gurgel
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho apresenta alguns questionamentos teóricos e práticos sobre a ação docente e o ensino de Ciências, a partir de uma investigação junto a alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. De natureza etnográfica, a investigação traduz-se em um estudo de caso trazendo, contudo, dados que possibilitam a todos nós, docentes, questionarmos qual vem sendo nosso papel enquanto mediadores sociais do processo de ensino e aprendizagem. Partindo da premissa de que um dos fatores que têm contribuído para os problemas da aprendizagem de Ciências é a visão simplista deste processo que muitos professores detêm, limitando suas práticas quase que exclusivamente à transmissão de conteúdos científicos desarticulados da realidade social real, procuro analisar as manifestações dos sujeitos sob esta perspectiva e, a partir delas, reorientar meu próprio olhar para as ações que venho exercendo como professora. Ao revelarem suas ideias sobre os conteúdos que gostariam de ver abordados nas aulas de Ciências e como um professor poderia tornar suas aulas mais atraentes e significativas para suas vidas em nível local e universal, concluo que se torna necessária uma re-significação das concepções sobre ser professora e de Ciência que venho assumindo em meu cotidiano profissional.
Este trabalho apresenta alguns questionamentos teóricos e práticos sobre a ação docente e o ensino de Ciências, a partir de uma investigação junto a alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. De natureza etnográfica, a investigação traduz-se em um estudo de caso trazendo, contudo, dados que possibilitam a todos nós, docentes, questionarmos qual vem sendo nosso papel enquanto mediadores sociais do processo de ensino e aprendizagem. Partindo da premissa de que um dos fatores que têm contribuído para os problemas da aprendizagem de Ciências é a visão simplista deste processo que muitos professores detêm, limitando suas práticas quase que exclusivamente à transmissão de conteúdos científicos desarticulados da realidade social real, procuro analisar as manifestações dos sujeitos sob esta perspectiva e, a partir delas, reorientar meu próprio olhar para as ações que venho exercendo como professora. Ao revelarem suas ideias sobre os conteúdos que gostariam de ver abordados nas aulas de Ciências e como um professor poderia tornar suas aulas mais atraentes e significativas para suas vidas em nível local e universal, concluo que se torna necessária uma re-significação das concepções sobre ser professora e de Ciência que venho assumindo em meu cotidiano profissional.
Palavras Chave
Ensino/Aprendizagem, Prática docente, concepções de estudantes.
Ensino/Aprendizagem, Prática docente, concepções de estudantes.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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