Prática docente e ensino de Ciências na percepção dos alunos: algumas interrogações.

Título
Prática docente e ensino de Ciências na percepção dos alunos: algumas interrogações.
Autor
Carmem Sílvia Rodrigues Paschoal
Orientação
Célia Margutti do Amaral Gurgel
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2002
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho apresenta alguns questionamentos teóricos e práticos sobre a ação docente e o ensino de Ciências, a partir de uma investigação junto a alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. De natureza etnográfica, a investigação traduz-se em um estudo de caso trazendo, contudo, dados que possibilitam a todos nós, docentes, questionarmos qual vem sendo nosso papel enquanto mediadores sociais do processo de ensino e aprendizagem. Partindo da premissa de que um dos fatores que têm contribuído para os problemas da aprendizagem de Ciências é a visão simplista deste processo que muitos professores detêm, limitando suas práticas quase que exclusivamente à transmissão de conteúdos científicos desarticulados da realidade social real, procuro analisar as manifestações dos sujeitos sob esta perspectiva e, a partir delas, reorientar meu próprio olhar para as ações que venho exercendo como professora. Ao revelarem suas ideias sobre os conteúdos que gostariam de ver abordados nas aulas de Ciências e como um professor poderia tornar suas aulas mais atraentes e significativas para suas vidas em nível local e universal, concluo que se torna necessária uma re-significação das concepções sobre ser professora e de Ciência que venho assumindo em meu cotidiano profissional.
Palavras Chave
Ensino/Aprendizagem, Prática docente, concepções de estudantes.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método